Vice-diretor do Instituto de Redes Inteligentes da UFSM é homenageado em evento da Embrapii

O vice-diretor do Instituto de Redes Inteligentes e da Unidade Embrapii INRI-UFSM, Daniel Luís Arenhardt, foi homenageado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) em workshop promovido pela entidade em setembro, em Brasília. O reconhecimento ocorreu em decorrência de seu protagonismo na criação de um Grupo de Trabalho, a nível nacional, para discutir as dificuldades operacionais enfrentadas pelas Unidades Embrapii sediadas em órgãos públicos.
O evento teve como objetivo abordar os desafios jurídicos das
instituições públicas na operação do modelo da empresa e foi organizado a partir das demandas levantadas pelo grupo de trabalho.

Criado em maio deste ano, o grupo conta atualmente com 97 membros de 42 Unidades espalhadas por todo o país. Este número equivale a 44% de todas as Unidades credenciadas pela entidade e 79% das sediadas em órgãos públicos. São representantes de 21 universidades federais, 11 institutos federais de educação, 4 centros de pesquisa e 2 universidades estaduais.

O grupo foi criado porque percebemos que muitas das dificuldades operacionais enfrentadas por nossa Unidade também se aplicavam a outras Unidades sediadas em órgãos públicos. No entanto, não havia até então um canal de comunicação destas Unidades Embrapii, de forma que pudessem trocar informações e discutir, conjuntamente, soluções possíveis de serem implementadas ou melhores práticas a serem seguidas. Iniciamos o grupo para sanar esta lacuna e trabalharmos coletivamente”, relata Daniel.

As demandas discutidas pelo grupo dizem respeito variados temas variados e abarcam todo o funcionamento de uma Unidade Embrapii sediada em órgão público, como a estrutura da Unidade e suporte recebido da instituição; fundação de apoio e taxas; documentação e tramitação de projetos; bolsas, carga-horária e ajustes de projetos; propriedade intelectual e transferência de tecnologias. “No decorrer das discussões e mapeamento das atividades, percebemos que há diferenças significativas entre as Unidades participantes do grupo, incluindo sua vinculação com a Instituição, a estrutura disponível para a gestão da Unidade, os percentuais cobrados pelas fundações de apoio e pela instituição, o grau de autonomia para gerenciar os recursos, a tramitação dos processos e os valores das bolsas concedidas, entre outros aspectos. Ou seja, temos muitas oportunidades de melhoria se houver comunicação entre as unidades”.

O workshop foi organizado para debater os desafios jurídicos das Instituições públicas na operação do modelo Embrapii e contou com a participação da Advocacia-Geral da União e da Procuradoria-Geral Federal. Além de mentorias em temas críticos para as Unidades participantes, também houve, ao final do evento, a construção coletiva de um documento com as principais dificuldades jurídicas enfrentadas pelas Unidades, que será entregue à Câmara Permanente da Ciência, Tecnologia e Inovação, vinculada a Equipe Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (e-CT&I) da Procuradoria-Geral Federal (PGF).

Sobre a Embrapii

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial é uma Organização Social qualificada pelo Poder Público Federal que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecnológica fomentando a inovação na indústria brasileira. Atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação.

Atualmente, a entidade conta com 93 unidades credenciadas (entre elas, a Unidade INRI – UFSM). O credenciamento habilita a instituição de pesquisa científica e tecnológica selecionada a receber recursos financeiros da Embrapii, provenientes do Contrato de Gestão ou de outras fontes de recursos, para executar projetos de PD&I na área de competência credenciada, sempre em parceria com empresas do setor industrial.