UFSM abre edital Ciência em Vídeo para popularizar a pesquisa acadêmica através de vídeos curtos

Inscrições de vídeos sobre pesquisas vinculadas a programas de pós-graduação vão até 17 de novembro

Com o objetivo de divulgar e popularizar a ciência desenvolvida na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a instituição lançou o edital  “Ciência em Vídeo”, que visa incentivar estudantes de pós-graduação a divulgarem suas pesquisas por meio de vídeos criativos, informativos e compreensíveis para o público não-especializado.

Podem participar do edital  estudantes de mestrado e doutorado vinculados aos Programas de Pós-Graduação da UFSM, que deverão inscrever seus vídeos sobre um projeto de dissertação ou tese, seja em andamento ou concluído.

Os vídeos devem ter entre 1 minuto e 1 minuto e 30 segundos, ser gravados em formato vertical (retrato), e devem ser legendados para garantir acessibilidade. Não há limite de inscrições por programa de pós-graduação.

Os vídeos selecionados serão divulgados nas redes sociais da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e da UFSM e serão apresentados  na 39ª JAI,  durante o Fórum Permanente de Extensão. Além disso, os autores dos três melhores vídeos poderão transformar suas apresentações audiovisuais em textos acadêmicos que serão publicados na Revista Experiência, uma publicação científica de extensão da UFSM (ISSN 2447-1151).

Critérios de seleção

Os vídeos inscritos serão avaliados com base em quatro critérios principais:

1. Clareza e Precisão – O vídeo deve apresentar as informações de forma simples, direta e fácil de entender, sem se perder em detalhes técnicos desnecessários.
  2. Criatividade – A capacidade de captar e manter o interesse do espectador será valorizada, com uso de recursos visuais e exemplos práticos.
  3. Qualidade Técnica – A qualidade de som, imagem e edição será analisada para garantir que o vídeo seja visualmente atraente e compreensível.
  4. Relevância  – O conteúdo precisa estar diretamente relacionado à pesquisa do estudante e destacar sua importância tanto para a área científica quanto para a sociedade.

As inscrições estão abertas até o dia 17 de novembro de 2024 por meio deste formulário. Mais informações podem ser encontradas no edital.