Nota: atendimento aos moradores da Casa do Estudante durante surto de rotavírus

A UFSM está tomando todas as medidas de investigação, seguindo as orientações da Vigilância Epidemiológica do Município, notificando os casos para os órgãos oficiais de saúde e ainda trabalhando fortemente em análises de água e alimentos. Ainda não há indicativos da fonte de contaminação, que assola todo município de Santa Maria e a Região.

Como suporte aos estudantes moradores das Casas de Estudante, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) está com os seguintes serviços acionados:

1 – Equipe de Atenção em saúde primária, denominada “Saúde da Casa”, que faz atendimento aos moradores. É um braço do SUS dentro da Assistência Estudantil. Importante ressaltar que a UFSM é a única Universidade no País que conta com serviço dessa natureza destinado exclusivamente aos moradores das casas de estudante do campus sede. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e 13h30 às 17h. Nesta semana, a PRAE está com dois carros disponibilizados em caráter emergencial para encaminhamentos à UPA e demais serviços de pronto atendimento sempre que necessário, devido ao aumento na demanda por atendimentos.

2 – Fora do horário de atendimento do Saúde da Casa, a UFSM ainda oferece o Serviço de Emergência Universitário (SEU), ambulância itinerante no campus sede que presta atendimentos de urgência e emergência para a comunidade universitária do campus sede (alunos, docentes, servidores técnico-administrativos e usuários do campus). O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. É acionado pelo celular (55) 9 9197-4769.

3 – De forma pontual, no atual momento de suspeita de surto pelo rotavírus, o Pronto Socorro do Hospital Universitário está atendendo aos estudantes que ingressam. Os casos são predominantemente leves, podendo ocorrer alguns que necessitem de mais atenção. Devido à superlotação, o hospital tem recebido os pacientes que exigem maior atenção, uma vez que o HUSM faz atendimentos de alta complexidade, os demais casos têm sido mobilizados para os postos de saúde da rede municipal, UPA, PAs, bem como o Saúde da Casa.

4 – Após as 19h, os estudantes devem acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo telefone 192. Após chamar o SAMU, sem retorno, em casos de necessidade, os estudantes podem acessar a vigilância na guarita em frente ao RU para que se acione transporte emergencial que fará deslocamento aos serviços de saúde do município. Esse serviço de excepcionalidade, estará disponível até sexta-feira, dia 4.

5 – Com relação às medicações, estas obedecem a protocolos recomendados pelas equipes médicas. As indicações variam segundo a gravidade dos sintomas. Os protocolos do SUS estão sendo seguidos, o que inclui acesso às medicações da Relação Municipal de Medicamentos do SUS (REMUME), de forma gratuita. Os atendimentos realizados pela Equipe de Saúde da Casa encaminham para retirada das medicações disponibilizadas pela Secretaria de Saúde, que são distribuídas nas farmácias municipais distritais conforme fluxo local do SUS.

6 – Orientações preventivas estão sendo divulgas por campanhas da UFSM

Pró-reitoria de Assuntos Estudantis