O Centro de Referência ao Atendimento Infantojuvenil (Crai) foi inaugurado em Santa Maria na tarde desta segunda-feira (23). Vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Centro, implementado no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), atenderá ocorrências, suspeitas ou confirmadas, de abuso sexual de pessoas com até 18 anos. Esta é a sétima unidade do Crai no Rio Grande do Sul e vai abranger os 33 municípios da região 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).
A inauguração foi oficializada em um evento que aconteceu no Auditório Gulerpe do Husm e marcou o resultado da união de diversas instituições. Na ocasião, foi destacada a parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Prefeitura de Santa Maria e o Governo do Estado na elaboração do Centro. Em seu discurso, o reitor da UFSM, Luciano Schuch, afirmou que a cerimônia “simboliza como a união permite a elaboração de políticas públicas para pessoas em situação de vulnerabilidade”.
O Centro oferece assistência multiprofissional às vítimas de abuso e compõe o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente. “Essa é uma estrutura de acolhimento e um símbolo que reforça a importância da denúncia no combate à violência”, reforçou o delegado regional de Santa Maria, Sandro Meinerz.
“Uma grande vitória”
A chefe da Divisão da Gestão do Cuidado do Husm, Berenice Rodrigues, revelou que a inauguração do Centro representa uma longa batalha no combate à violência. “Em maio de 2021 nós encaminhamos a proposta de implementação do Crai no Hospital, então, a data de hoje representa uma grande vitória”, comentou.
O objetivo do Centro, além de humanizar o atendimento, é fornecer, em um mesmo local, suporte médico, psicossocial, policial e pericial. “Sempre que havia situações de violência, as vítimas iam peregrinando entre diversos lugares separados. O Crai as une e evita repetir a memória do trauma na pessoa que sofreu violência”, contou a coordenadora do Crai, a assistente social Daniele Barreto, durante entrevista ao programa Editoria 107.9 da UniFM.
Desde 2016, o Husm é referência para o atendimento de casos emergenciais de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. “Agora, como verificamos uma maior demanda, o Crai irá também atender casos crônicos, ou seja, casos que já tenham um boletim de ocorrência”, explica a coordenadora.
Como acessar o Crai?
Os serviços do Crai são oferecidos 24 horas por dia, sete dias por semana, via centro obstétrico, pronto-socorro pediátrico e ambulatório do Husm, localizado na Avenida Roraima, no Campus Sede da UFSM, em Santa Maria.
Contatos:
Telefone: (55) 3213-1875.
E-mail: craihusm.santamaria@gmail.com.
Onde pedir ajuda?
Caso você sofra ou suspeite que alguém seja vítima de abuso, as denúncias podem ser feitas por meio do Denúncia-Digital e dos canais 181, da Secretaria de Segurança Pública, e 197, da Polícia Civil. Para emergências, ligar para o 190 da Brigada Militar.
Texto: Pedro Moro, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Daniel Michelon De Carli, designer
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista