Aulas dos cursos Pronatec ofertados pelo Técnico Industrial iniciaram segunda-feira

O Colégio Técnico Industrial de santa Maria (CTISM) iniciou segunda-feira (27), as aulas dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Bolsa FormaçãoTrabalhador.

Nesta modalidade, o CTISM está atendendo a demanda do Soldado Cidadão, um programa do Ministério da Defesa em parceria com o Ministério da Educação, no ámbito do Pronatec, com o objetivo de oferecer qualificação aos praças e outros militares na iminência de receberem baixa do serviço militar. Os militares atendidos no Técnico Industrial fazem parte da 3ª DE e da Base Aérea de Santa Maria.

Os cursos ofertados são: Ajustador Mecânico, Auxiliar de Eletricista, Desenhista Mecânico, Instalador e Reparador de Redes de Computadores, Soldador no Processo MIG/MAG e Torneiro Mecânico. As aulas ocorrem no próprio CTISM. Ao total, foram ofertadas 217 vagas, das quais 91 já foram preenchidas e os cursos já estão em andamento. A grande procura surpreendeu a coordenação do programa no Colégio Técnico pelo fato de que as vagas foram preenchidas em menos de 12 horas após a sua publicação e todos os cursos ofertados contam com alunos em listas de espera.

A coordenação geral do Bolsa Formação Trabalhador será do professor Luciano Caldeira Vilanova, diretor Técnico da Escola. Fazem parte da equipe de coordenação o professor Cláudio Rodrigues do Nascimento e os servidores técnico-administrativos Liniane Medianeira Cassol, Eleusa de Vasconcellos Favarin, Jonas Carniel Machado e Maria Inez Both Bolzan.