Aqui Pulsa Vida: campanha publicitária do Descubra UFSM 2024 é lançada em evento

Evento acontece entre os dias 26 a 28 de setembro

Equipe da Facos Agência apresenta a campanha desenvolvida

Na manhã desta terça-feira (10), foi lançada, no Salão Imembuí, localizado na Reitoria, a campanha publicitária do Descubra UFSM, em parceria com o Conecta Cidade Universitária 2024, desenvolvida pela Facos Agência, laboratório dos cursos de Comunicação Social da Universidade. Na ocasião, foi exibido um vídeo institucional com os detalhes da campanha e uma apresentação em slides sobre o material publicitário elaborado. O vídeo pode ser visto no Instagram do Descubra.

Reitor destacou trabalho realizado pela Facos Agência

Na ocasião, o reitor da UFSM, Luciano Schuch, afirmou que o Descubra faz a conexão entre a Universidade e a comunidade. “Esses eventos plantam a semente na vida dos nossos futuros alunos e conecta a sociedade com o que fazemos dentro do campus”. Schuch também destacou o apoio da Facos Agência na criação das peças  publicitárias.

Nos dias 26, 27 e 28 de setembro, o Descubra UFSM 2024 chegará na sua 11° edição, com atividades educativas e culturais, para proporcionar uma experiência imersiva no ambiente universitário. O pró-reitor de Graduação da UFSM, Jerônimo Tybusch explicou que a essência do Descubra surge da multidisciplinaridade. “Nós temos uma série de cursos que atuam unidos desde a comunicação até a elaboração estrutural, para a execução do evento”. Jerônimo também explica que a parceria com a Prefeitura de Santa Maria, permite uma melhor gestão de público.

O Conecta Cidade Universitária é um projeto que reúne ensino, pesquisa, extensão e inovação, promovendo a integração das instituições de ensino superior de Santa Maria com empreendedorismo, cultura e criatividade. A secretária de Cultura, Rose Carneiro, comentou sobre a união da Universidade e a Prefeitura. “Esse projeto busca movimentar a cidade e aproveitar o que ela oferece para os estudantes”, argumenta.

A campanha

Equipe da Facos Agência 2024

A “vivência universitária” é o destaque desta edição do Descubra. Durante a construção da nova campanha, a equipe da Facos Agência realizou uma pesquisa de público sobre as expectativas dos estudantes para a próxima edição do Descubra.

A estudante de Publicidade e Propaganda e gestora da campanha, Lela Rodrigues, contou que o grupo “buscou transmitir a sensação de viver integrado com a UFSM, encarando os medos e alegrias da jornada universitária”. Na apresentação, a equipe revelou que a inspiração para a construção da campanha surgiu com as artes da artista Jamille Marin, que desenha corações minimalistas em diversos locais pelo campus. O trabalho dela pode ser conhecido no Instagram.

Nesta edição, a modalidade do Flat Design, que utiliza formas geométricas e cores de alto contraste, foi utilizada na elaboração dos materiais. “Também utilizamos algumas técnicas de motion design para trazer mais vida à campanha”, comenta o estudante de Publicidade e Propaganda e integrante da Facos Agência, Lucas Haigert.

O coordenador da Facos Agência e professor do curso de Publicidade e Propaganda, Rodrigo Stéfani, revelou a sensação de observar o trabalho dos estudantes sendo prestigiado. “É uma grande alegria. Na Agência os nossos estudantes conseguem explorar as suas técnicas, ainda mais quando participamos da construção de campanhas como esta”, argumenta o professor.

Adaptação estrutural

Evento contará com estrutura diferenciada

Em seu discurso, Jerônimo destacou a participação do curso de Arquitetura e Urbanismo no planejamento estrutural desta edição do evento. “O espaço arquitetônico do Descubra precisou ser readaptado em função do espaço”. Originalmente, os estandes de exposição eram montados dentro do pavilhão do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (PICT), antigo Centro de Eventos. Nesta edição, no entanto, será construído uma estrutura de lonas no campo em frente ao local.

Mais informações sobre o Descubra UFSM 2024 podem ser conferidas na página do evento.

Texto: Pedro Moro, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Jessica Pavan, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, Jornalista

Adicione o texto do seu título aqui