Primeira noite da Calourada de Inverno reuniu milhares de pessoas na Gare

Festa possui dias temáticos com atrações diversas

Estudantes chegam à Calourada

Tinta no rosto e muita emoção são os dois ingredientes que não faltaram durante o primeiro dia da Calourada de Inverno 2024, evento que iniciou às 18 horas de segunda-feira (09) e acontece até quarta-feira (10), na Gare da Viação Férrea, em Santa Maria. A festa marca o início do segundo semestre letivo na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tanto para veteranos quanto para os recém-chegados.

A caloura de Engenharia Ambiental e Sanitária, Layra Carvalho, 20, natural de Minas Gerais, esteve presente na recepção estudantil da Universidade pela manhã e revelou suas expectativas para a festa que aconteceria a noite. “Estou bastante empolgada com a festa e espero conseguir aproveitar com bastante segurança”, enfatiza.

Layra também comentou sobre a ansiedade com a nova fase. “Estou bastante nervosa com o semestre, mas muito empolgada para me aprofundar nas disciplinas do meu curso, porque eu tenho bastante interesse em temas ambientais”, destaca.

Recém-chegados na UFSM comemoram início de semestre

A grande festa não recebeu apenas calouros. A estudante do quarto semestre de Gestão de Turismo, Raquel Rocha, 26, comentou sobre a sensação de prestigiar o momento dedicado aos novos estudantes.  “Me sinto muito alegre de poder aproveitar o evento e me integrar com os colegas e com quem está chegando agora na Universidade. Espero ter muita segurança, muita dança e diversão aqui na Gare”, acrescenta a acadêmica.

Além da Calourada estar mais curta em comparação com as primeiras edições — originalmente com duração de uma semana —, nesta edição, a Sambari foi responsável pela produção executiva do evento, em parceria com a UFSM, a Liga Interatléticas de Santa Maria (Lism) e a Prefeitura de Santa Maria. “Nós fomos responsáveis pela logística da festa, além de coordenar os elementos da comunicação, organização das atrações culturais e promover uma experiência bacana à comunidade”, explica o produtor cultural da Sambari, Bruno Souza.

O estudante de Relações Internacionais e integrante da Lism, Lucas Bernardi, ponderou sobre o processo de curadoria cultural realizado pela Liga. “Nós buscamos ouvir o que o pessoal gosta e assim elaboramos uma lista de DJs e outras atrações legais”, revela.

Na ocasião, DJ Dudu (@djdudu_), La Família, Tributo a Charlie Brown (@tributolafamilia) e DJ Calegari (@djcalegari) foram os artistas que subiram ao palco na primeira noite da festa.

Segurança e acolhimento

Equipes de segurança circularam pela Gare

Desde a primeira edição do evento, a segurança tem sido reforçada e adaptada. “Nesta calourada, nós conseguimos duas câmeras de reconhecimento facial, uma a mais do que a edição passada. Temos uma grande união da segurança pública santamariense para tornar o evento cada vez mais acolhedor”, destaca o Superintendente da Guarda Municipal, Santo Cordeiro.

O Secretário Executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Sandro Nunes, contou sobre a organização dos setores de segurança da Calourada. “Nosso objetivo é proporcionar uma festa tranquila e acessível aos calouros e à comunidade, por meio de tecnologias de monitoramento e outros aparatos de prevenção de danos”, afirma.

Sandro ainda explica que o evento é adaptado à quantidade de público. “Na edição do início do ano, contávamos com um maior número de pessoas. Já nesta de inverno, esperamos uma média de 3 mil pessoas por noite”, conta.

Até quarta-feira (10), a festa, que tem entrada gratuita, contará com atrações temáticas das 18h à meia-noite, além de uma praça de alimentação, banheiros químicos, serviços de saúde e segurança. Mais informações sobre a Calourada de Inverno 2024 podem ser encontradas no Instagram da Sambari.

Confira as atrações do evento para os próximos dias:

CALOURADA | DIA 10 (TERÇA-FEIRA)

• Atrações: Kelvin & Klaus, Guilherme & Roberto, Anelise Varela, DJDM E DJMilbeatz

CALOURADA | DIA 11 (QUARTA-FEIRA)

• Atrações: Banda Tudo Di Bom, Gui Samba Move, Paola Matos, Cebolinha, DJBruninho e DJotaC

Texto: Pedro Moro, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Gustavo Damascena, estudante de Produção Editorial e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, Jornalista