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Professores da UFSM destacam sistemas alimentares sustentáveis em Congresso Internacional de Agroecologia em Portugal

Docentes das instituição trataram de projetos



Professores Gustavo Pinto da Silva, do Colégio Politécnico, e Marlove Muniz, do CCR, em congresso em Portugal

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) participou do X Congresso Internacional de Agroecologia em Viseu, Portugal, entre os dias 3 e 6 de setembro. O congresso reuniu estudantes, professores, agricultores e ativistas de 25 países para discutir o tema “Agroecologias do Mundo: Unidas para Enfrentar as Crises Globais”.

O objetivo do evento foi partilhar conhecimentos, promover o debate sobre práticas agroecológicas e ampliar a visibilidade das ações em prol da transição para sistemas alimentares mais sustentáveis. O congresso destacou a agroecologia como uma ciência, prática e movimento social fundamental para enfrentar os desafios impostos pelas crises climáticas, sociais e econômicas globais. Entre as principais discussões, estiveram a necessidade de reduzir a dependência de sistemas agrícolas industriais, promover a biodiversidade, fortalecer as economias locais e melhorar a justiça social e ambiental nas cadeias produtivas.

Os professores Gustavo Pinto da Silva, do Colégio Politécnico, e Marlove Muniz, do Centro de Ciências Rurais, representaram a UFSM. Os docentes integram o subprojeto “Informação e Tecnologia” do Programa de Internacionalização Capes/Print UFSM. Este subprojeto analisa os meios de informação dos sistemas agroalimentares, com o objetivo de promover relações mais justas e equilibradas entre o campo e a cidade, ao abordar a comunicação como uma ferramenta crucial para a transformação dos sistemas alimentares.

Conforme o professor Gustavo, a participação no congresso é uma oportunidade para que a instituição participe do debate internacional, com os projetos da Polifeira do Agricultor e das Sementes Crioulas de Ibarama. Para o professor, a participação reafirma o “compromisso da universidade com a promoção da sustentabilidade e da justiça social”.Ele ainda complementa: “O envolvimento dos docentes no evento fortalece o papel da universidade em contribuir para o desenvolvimento de práticas que podem ser adotadas em diversos contextos, tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo”.

 

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