Docentes da UFSM podem submeter projetos ao Fundo de Ensino Conexão Educação Básica até dia 15

Fundo destina recursos de até R$ 50 mil por projeto, para custeio e bolsas acadêmicas

A Universidade Federal de Santa Maria, por meio da Pró-Reitoria de Graduação, está com inscrições abertas, até 15 de setembro, ao Processo Seletivo para o Fundo de Ensino Conexão Educação Básica – FIEnEB 2024.

O Fundo tem por objetivo selecionar projetos com foco no ensino, que contribuam para a qualificação da graduação, a partir da articulação e do compartilhamento de experiências e conhecimentos entre a universidade e a rede pública de educação básica.

Os projetos deverão estar enquadrados em uma das áreas do conhecimento:

A) Ciências Exatas e da Terra;
B) Ciências Biológicas;
C) Engenharias;
D) Ciências da Saúde;
E) Ciências Agrárias;
F) Ciências Sociais Aplicadas;
G) Ciências Humanas;
H) Linguística, Letras e Artes;
I) Interdisciplinar.

Os projetos serão desenvolvidos em escolas da rede pública de educação básica e deverão priorizar atividades de ensino presenciais.

As bolsas previstas nos projetos FIEnEB terão o valor mensal de R$ 800,00 e duração de cinco (5) meses, a contar do início da vigência do projeto (setembro a dezembro de 2024).

O fomento destinado a este Edital será proveniente do orçamento da Instituição, através de projeto estratégico específico proposto pela Prograd para o ano de 2024.

Os recursos destinados a este Edital serão distribuídos em três faixas:

A) Faixa I – Oito projetos de dez mil reais por projeto, a serem utilizados no pagamento de duas bolsas mensais discentes de oitocentos reais cada uma, e em recurso de custeio no valor de dois mil reais, contemplando projetos desenvolvidos no âmbito de uma área de conhecimento;

B) Faixa II – Oito projetos de trinta mil reais por projeto, a serem utilizados no pagamento de seis bolsas mensais discentes de oitocentos reais cada uma, e em recurso de custeio no valor de seis mil reais, contemplando projetos interdisciplinares desenvolvidos no âmbito de duas áreas distintas;

C) Faixa III – Oito projetos de cinquenta mil reais por projeto, a serem utilizados no pagamento de dez bolsas mensais discentes de oitocentos reais cada uma, e em recurso de custeio no valor de dez mil reais, envolvendo pelo menos três áreas distintas.

A inscrição será feita exclusivamente via internet pelo Portal Docente, no período de 19 de julho a 15 de setembro.

Para mais informações, acesse o Edital 055/2024 no site ufsm.br/prograd

Em caso de dúvidas, encaminhe e-mail para copa.prograd@ufsm.br

Com informações da Prograd