Livros e patrimônio: Editora UFSM marca presença na 51° Feira do Livro de Santa Maria

Na ocasião, a Editora lançou 16 obras e exibiu o curta-metragem “Cartas de Felippe”

Estande da Editora UFSM na Feira do Livro

Com intensa circulação de pessoas, uma sessão coletiva de autógrafos e distribuição de brindes, a Editora UFSM lançou, na última terça-feira (03), 16 novas obras na 51° Edição da Feira de Livro, que iniciou-se no dia 23 de agosto e ocorre até o próximo sábado (07), na Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria. Os títulos lançados foram divididos em 3 grupos: Série Extensão, Coleção Textos Introdutórios e Selo Patrimônio e Memória, categoria lançada nesta edição da Feira, com dois textos sobre o escritor e poeta, Felippe D’Oliveira.

Antes da cerimônia, que iniciou-se às 16 horas em frente ao Theatro Treze de Maio, o público interessado nos livros lançados pôde adquirir as obras no estande da Editora e Livraria UFSM (Nº 23). O diretor da Editora, Enéias Tavares, que discursou durante o lançamento dos títulos, destacou que a Editora é o canal entre a UFSM e a sociedade. “Nós não podemos esquecer que Universidade é ciência, e a ciência permite o avanço social. Na Editora, nós somos a conexão que representa esse conhecimento fora do Campus e levamos ao público por meio da Feira do Livro”, pontua.

Na ocasião, o reitor da UFSM, Luciano Schuch, comentou sobre a parceria da Editora e a Feira. “A presença da Universidade aqui na Feira possui um grande peso na difusão do conhecimento que é produzido dentro da UFSM. É uma forma de popularização da ciência através do livro”.

Desde o primeiro dia do evento, o estande da Editora tem comercializado obras de diversas áreas do conhecimento. O servidor técnico-administrativo da Editora UFSM, Fabrício Leão,  comentou sobre o fluxo de vendas na Feira. “Nós ficamos bem surpresos, tanto o movimento nas nossas vendas, quanto aqui na Praça, tem sido intensos. As buscas pelos livros da campanha Salve o Livro tem sido grande, e agora os lançamentos intensificaram os atendimentos também”, afirma.

O estudante de Engenharia Mecânica da UFSM, Luigi Fraccari contou que compareceu no evento para prestigiar seu o professor Alexandre Russini, coautor da obra “Manual de regulagens e manutenção de máquinas agrícolas”, “Eu tenho muito interesse no ramo da Engenharia Agrícola, então mesmo fazendo Engenharia Mecânica, acredito que o livro irá ajudar muito na minha formação”, argumenta o discente.

Patrimônio e Memória

O professor de Letras da UFSM e co-autor da obra “Felippe D’Oliveira: o poeta da lanterna verde”, Lucas Zamberlan, ponderou sobre o valor do patrimônio cultural na literatura do poeta. “O livro inaugura o Selo Patrimônio e Memória, e funciona como uma ação nessa ideia de preservação da história de Santa Maria. Entender o nosso passado nos permite construir o futuro de uma forma diferente”, explica.

Sessão de autógrafos na Feira do Livro
Ao todo, 16 novas obras foram lançadas

Na mesma tarde, aconteceu a exibição do curta-metragem “Cartas de Felippe”, lançado em abril pela TV OVO. O documentário foi transmitido no salão do Theatro Treze de Maio, às 18 horas. O diretor da produção, Marcos Borba, comentou sobre o papel do curta na valorização da memória cultural de Santa Maria. “O curta busca, por meio do audiovisual, esse papel de reinventar as coisas e associar com o contexto em que vivemos hoje”, complementa.

Campanha Salve o Livro

Em abril de 2024, com as chuvas que atingiram o estado, a Editora e Livraria UFSM perdeu mais de 40 mil exemplares do seu acervo literário. Em junho deste ano, a instituição lançou a campanha “Salve o Livro” a fim de comercializar obras recuperadas após o evento climático extremo e sensibilizar o público sobre as perdas. Os títulos resgatados passaram a receber um selo simbólico para representar a tragédia e estão à venda na Feira do Livro.

Enéias destaca o valor da campanha para a Editora. “Nós queremos sensibilizar a comunidade. Aqui na Feira, por exemplo, o público poderá levar para casa um símbolo da tragédia e se lembrar da força e resiliência, assim como a de uma obra que sobreviveu”, afirma o diretor.

Todos os lançamentos estão disponíveis para compra no site da Editora e Livraria UFSM.

A Feira acontece das 13h30min às 19h30min de domingo à sexta, e das 10h às 19h30min nos sábados, até o dia 7 de setembro. No local, a Universidade também possui um estande com atividades, oficinas e outros lançamentos variados. Confira a programação completa da UFSM para os próximos dias do evento.

Texto: Pedro Pagnossin, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Laurent Keller, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, Jornalista