Centro de Ciências Rurais convida a comunidade para participar de pesquisas de demanda para novos cursos

Objetivo da consulta é para que a UFSM possa oferecer cursos que atendam às necessidades e expectativas da sociedade

O Centro de Ciências Rurais da UFSM está promovendo duas pesquisas de demanda para a criação de dois novos cursos: o Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias e o Curso Tecnólogo em Agrocomputação. A comunidade acadêmica e o público em geral estão convidados a participar da iniciativa, que visa identificar o interesse e a necessidade desses cursos, previstos para serem ofertados a partir do primeiro semestre de 2025.

Licenciatura em Ciências Agrárias

O curso é voltado para a formação de profissionais que atuarão na educação básica e superior, bem como em organizações que envolvem pesquisa, extensão e desenvolvimento rural. O curso será oferecido na modalidade a distância, com 150 vagas disponíveis.

Especificidades do curso:

• Modalidade: Licenciatura
  • Formato: A distância
  • Número de vagas: 150
  • Área do conhecimento: Ciências Agrárias
  • Duração: 4 anos (8 semestres)
  • Previsão do processo seletivo/vestibular: 1º semestre de 2025

Perfil do Egresso: O licenciado em Ciências Agrárias terá uma formação técnica e pedagógica abrangente, com forte preparo humanístico e socioambiental. Estará capacitado para planejar, desenvolver e avaliar ações de ensino, pesquisa, inovação e extensão, com foco na educação escolar e não escolar, abrangendo áreas como agropecuária, agroecologia, agronomia, zootecnia, produção vegetal e animal, entre outras.

Composição Curricular:

• Total: 3.200 horas
    • Disciplinas pedagógicas: 880 horas
    • Conhecimentos específicos: 1.600 horas
    • Atividades acadêmicas de extensão: 320 horas
    • Estágio curricular supervisionado: 400 horas

Para participar da pesquisa de demanda para o Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, clique aqui e responda até o dia 02 de setembro.

Tecnólogo em Agrocomputação

O segundo curso proposto, o Tecnólogo em Agrocomputação, visa formar profissionais capazes de desenvolver soluções computacionais para a agricultura, com foco em engenharia de software, automação e agricultura de precisão. O curso também será oferecido na modalidade a distância, com 150 vagas.

Especificidades do curso:

• Modalidade: Tecnólogo
  • Formato: A distância
  • Número de vagas: 150
  • Área do conhecimento: Ciências Agrárias
  • Duração: 3 anos (6 semestres)
  • Previsão do processo seletivo/vestibular: 1º semestre de 2025

Perfil do Egresso: O tecnólogo em Agrocomputação estará preparado para projetar, desenvolver e gerenciar sistemas informatizados voltados à agricultura, realizar estudos de viabilidade técnica e econômica, e avaliar o impacto socioambiental de soluções tecnológicas no setor agrário.

Composição Curricular:

• Total: 2.400 horas
    • Estágio Curricular: 200 horas (opcional)

Para participar da pesquisa de demanda para o Curso Tecnólogo em Agrocomputação, clique aqui e responda até o dia 09 de setembro.