Solenidade marcou reabertura da UTI Pediátrica do Husm

A reabertura custou R$ 165 mil e representa um avanço para a saúde infantil na região

O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) celebrou, na quinta-feira (22), a reabertura da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica. Deste modo, retoma o atendimento estratégico de humanização em relação à população vulnerável, que inclui tanto recém-nascidos quanto os demais atendimentos pediátricos. A unidade foi afetada pelas intensas chuvas de maio, resultando em infiltrações e desabamentos no teto, o que exigiu reparos e a transferência de leitos.

Questionado sobre as melhorias implementadas, o superintendente do Husm, Humberto Moreira Palma, afirmou que o trabalho “foi focado basicamente na reestruturação daquilo que foi danificado e na recuperação de equipamentos que eventualmente foram atingidos”. O superintendente ainda comentou que há planos de reestruturação tecnológica, conforme os avanços e as necessidades dos serviços.

Entre maio e agosto, foram executadas melhorias na estrutura da unidade, como a impermeabilização do telhado, a restauração do forro de gesso e a pintura das paredes. O total investido foi de R$ 165 mil, sendo R$ 140 mil oriundos do hospital e aproximadamente R$ 25 mil em doações da cooperativa de crédito Sicredi.

A chefe de enfermagem, Mirte Verffel, esteve presente na reabertura e comentou sobre os leitos que estarão disponíveis para os pacientes: “a nossa UTI Pediátrica retornou aos 10 leitos que nós tínhamos anteriormente, uma vez que dois leitos tinham sido bloqueados, devido ao transtornos que passamos nos últimos meses”. Ainda de acordo com a chefe de enfermagem, a reabertura foi importante porque devolveu dois leitos que tiveram que ser interditados: “foi uma fase muito difícil, foi uma demanda muito grande de procura, agora a gente retorna com força total”.

A cerimônia teve a participação de administradores do Husm, membros do Comitê Regional de Saúde, representantes do Judiciário e do Sicredi, além de autoridades da região. Entre elas, destacam-se a juíza Stefânia Frighetto Schneider, a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Serig, e o presidente do conselho da Sicredi Região Centro, Pedro Ferreira. Após o evento formal, os gestores do Husm, junto com os representantes do Judiciário e do Ministério Público, realizaram uma visita ao corredor da UTI Pediátrica.

Texto: João Pedro Sousa, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali