10º Festival de Miniatletismo reuniu na UFSM mais de 600 alunos da Educação Fundamental de Santa Maria

Evento ocorreu no Centro de Educação Física e Desporto na segunda (12)

foto colorida horizontal de dezenas de crianças em um campo gramado, uma menina à frente atira ao alto uma peteca
Evento reuniu alunos de 10 escolas de Santa Maria

A 10ª edição do “Festival de miniatletismo: os primeiros passos em busca de grandes sonhos” foi realizada na UFSM na tarde desta segunda-feira (12). O evento contou com a participação de aproximadamente 600 crianças de 10 escolas de Santa Maria, com o objetivo de proporcionar a prática esportiva, interação social e educação esportiva entre os alunos.

Nem mesmo o frio conseguiu diminuir a empolgação das crianças. Embalados pela última edição das Olimpíadas, os pequenos sabiam de cor os nomes dos medalhistas brasileiros e seus esportes. Mais ainda, esperavam ansiosos pelo momento em que poderiam correr pela pista de atletismo e sentirem-se atletas também. Mas a corrida foi apenas uma parte da programação, que contou com salto agachado para frente; corrida em escada; foguetinho (uma variação de lançamento de dardo); lançamento para trás; salto em distância com vara; e Fórmula 1 (um circuito de aproximadamente 80m com corrida rasa, corrida com barreira e corrida em slalom). No final das brincadeiras, todas as crianças ganharam medalhas por sua animação e sua participação.

foto colorida horizontal de um grupo de crianças em um campo gramado, uma mais na frente salta com uma vara amarela em 3 arcos no chão também amarelos
Salto em distância com vara foi uma das modalidades disputadas

Além da prática de voleibol, basquete e futsal, que as crianças relatam ter em suas escolas, participar do Festival é uma oportunidade de aprender novos esportes e novas práticas. Brenda Vitória, aluna do 4° ano da Escola Walter Jobim, comenta que praticar esportes é algo muito positivo e que “faz bem, porque se a gente ficar sentado na mesma posição ou ficar em casa não faz bem, porque a gente não interage e não faz bem para o nosso corpo”.

Encantadas com o espaço disponibilizado pela UFSM – a pista de atletismo e o campo de futebol -, muitas crianças visitaram o local pela primeira vez. Essa é uma iniciativa importante para aproximar a comunidade de um espaço público que foi pensado para atender suas necessidades de lazer e educação.

Curricularização da extensão

O Festival de Miniatletismo é um evento semestral, realizado na disciplina de Atletismo 2 e organizado pela professora Leandra Costa da Costa. Apesar de ser um evento proposto em uma disciplina do curso de Educação Física Licenciatura, a 10ª edição do Festival contou com a colaboração de 86 voluntários, sendo acadêmicos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura, além de voluntários de outras áreas, como Medicina e Geografia.

foto colorida horizontal de 3 crianças correndo uma atrás da outra em um gramado com varas segurando em cima balões amarelos e azuis
Disputa da modalidade “Fórmula 1”

O intuito de realizar o Festival como sendo parte da disciplina é a curricularização da extensão. O objetivo é criar uma rede de proximidade com a comunidade e colocar em prática os conhecimentos desenvolvidos na disciplina.

Coordenadora do Festival, a professora Leandra comentou que é uma oportunidade muito importante para reforçar o vínculo entre a Instituição e a comunidade. “O que a gente pretende com esse evento: que os acadêmicos, quando se formarem e forem professores, possam fazer isso em suas escolas. Não é só um projeto extensionista, mas um projeto para conseguir espaço melhor, concorrer a editais, para ter materiais das escolas, enfim, dar uma conotação realmente de prática, da realidade escolar”, destacou.

Experiência além do esporte

Esporte e educação estão interligados. Por isso, proporcionar que crianças do Ensino Fundamental da Educação Básica tenham acesso a locais e centros de ensino como os da UFSM é essencial para o seu desenvolvimento. Mais que isso, é também uma forma de possibilitar que os alunos da Instituição tenham uma formação mais preparada e próxima às crianças e ao ensino público.

foto colorida horizontal mostra de perto duas medalhas, com outras ao fundo, e cordões e fitas em azul e amarelo
Todos os participantes ganharam medalhas

A professora Leandra destaca: “os professores entram aqui, conversam com acadêmicos, interagem. Então, nesse sentido, a gente fica muito feliz porque consegue fazer uma dupla formação. Os acadêmicos que estão aqui concretizando a nossa teoria, mas as pessoas também, que se aproximam da Universidade, voltam para conversar com os acadêmicos. E é um dia especial, em que qualquer pessoa pode vir, trazer a família e socializar conosco”.

Leandro Reis, acadêmico de Educação Física Licenciatura, que participou da organização do Festival pela terceira vez, comenta que é uma oportunidade de integração entre alunos e professores de diferentes escolas, e que “é muito importante unir todos eles aqui nesse espaço, além de também levar o atletismo para escolas e para esses professores, porque muitas vezes eles não trabalham o atletismo na escola por não conhecer a modalidade, por não ter ideias de como trabalhar”.

Esta é a primeira edição do Festival no ano. No segundo semestre letivo, a proposta é organizar um Festival voltado ao miniatletismo que foque nas regras das competições, para que as crianças possam, além de aprender a praticar novos esportes, conhecer suas regras e adquirir ainda mais conhecimento sobre o mundo esportivo.

Texto: Andreina Possan, acadêmica de Jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Fotos: Gustavo Damascena, estudante de Produção Editorial e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista