UFSM lança edital com mais de R$ 3,5 milhões para investimento na Pós-graduação

A chamada objetiva fortalecer Programas de Pós-Graduação da UFSM através do acesso a recursos para pesquisa

Apresentação de edital foi acompanhada pela comunidade acadêmica, presencial e de forma online (Foto: Julia Cervo)

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (07) o lançamento da chamada para Fortalecimento e Redução de Assimetrias da Pós-graduação da UFSM. O evento foi no  Miniauditório do CTE, com transmissão pelo YouTube da UFSM. O edital representa uma mudança na forma de fomento à pesquisa na Universidade.

Na abertura do encontro, o reitor da UFSM, Luciano Schuch, explicou que essa mudança visa fortalecer os Programas de Pós-Graduação (PPGs) da UFSM, já que os editais passam a ser vinculados ao Programa, e não aos pesquisadores em específico.  Com isso, o gestor acredita ser possível incentivar a permanência dos estudantes de graduação e pós-graduação e qualificar os PPGs, alinhados com as políticas nacionais de ensino, pesquisa e extensão e com o entendimento da importância da Universidade cada vez mais presente na sociedade. “Poucas instituições fizeram investimentos nessa ordem. É uma mudança na forma de investir, e essa mudança transforma! Muda indicadores, garante a permanência e qualifica o trabalho desenvolvido. Esse recurso investido é para a comunidade, para nossos Programas e pesquisadores”, afirmou o reitor.

Cristina Nogueira, pró-reitora de pós-graduação e pesquisa, destacou que esse é um momento muito importante para a Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP) e para a UFSM, já que esta mudança está alinhada com uma política da Instituição e poder destinar recursos à pesquisa de forma planejada trará inúmeros benefícios para a Universidade. Esse ponto também foi trazido por Tatiana Emanuelli, pró-reitora substituta da PRPGP, que ressaltou a importância do planejamento por parte dos PPGs: “Essa mudança fará com que os Programas planejem seu futuro e é isso que esse edital deseja incentivar”.

Fortalecimento e Redução de Assimetrias da Pós-graduação

O edital apresentado prevê um recurso de R$ 3.522.000 com o objetivo de estimular a absorção e renovação de docentes; reduzir assimetrias intercampi, promover a consolidação dos PPGs; induzir a consolidação dos PPGs Stricto sensu; e contribuir para atendimento das metas do PDI. Desse recurso, R$ 2 milhões estão previstos ainda para o segundo semestre de 2024.

A chamada prevê fomento em três linhas:

Linha 1: Fusão e Reestruturação

A linha é destinada, inicialmente, para três programas que já se fundiram na UFSM, o PPG em Ciência do Movimento e Reabilitação, PPG em Engenharia Civil e Ambiental e PPG em Administração e Ciências Contábeis. O objetivo é valorizar e induzir a fusão de PPGs que possuam sobreposição ou afinidade de áreas de concentração, linhas de pesquisa e/ou corpo docente. O recurso destinado é de R$ 1.240.800.

Linha 2: PG Interunidades (fora de sede)

A segunda linha tem como objetivo a interiorização da pós-graduação através do fomento à inserção de docentes vinculados às unidades de ensino fora do campus Sede em PPGs do campus Sede, com a estruturação de PPGS interunidades. Além disso, visa oportunizar e aproveitar potencialidades de docentes que ainda não atuam na pós-graduação. O recurso previsto é de R$ 1.496.400.

Linha 3: Inclusão de docentes na PG

A terceira linha objetiva, através do financiamento de pesquisas, incentivar e promover a renovação do corpo docente dos PPGs da UFSM. Para essa frente de atuação, está previsto um recurso de R$ R$ 822.000

Novas oportunidades

Um próximo edital, com foco na Inovação e gestão pública, está previsto para ser lançado em breve.