A Federal viveu ontem um sábado dos sonhos. Nos JUGs, a equipe conquistou o terceiro título da Instituição no futsal masculino e carimbou passaporte para os JUBs (as Olimpíadas Universitárias Brasileiras). Na Série Ouro, o time universitário venceu a ATF/Otimiza com tranquilidade por 8×1, colando no líder Atlânticoe acirrando a briga pela primeira colocação da Chave faltando três rodadas para o fim da 1ª Fase.
A vitória da UFSM foi construída na primeira etapa. Com menos de sete minutos de jogo, o time treinado por Gabriel Pranke já havia marcado dois gols e foi para o intervalo com cinco gols de vantagem. “Felizmente lá nos JUGs estamos no triangular final (posteriormente a equipe se sagrou campeã) e aqui conseguimos uma vitória grande e importante para nós. E isso mostra a força da Universidade Federal de Santa Maria” afirmou o treinador.
Ele também ressaltou mais uma vez o empenho dos atletas, caracterizando eles como incansáveis e dizendo que em nenhum momento eles deixaram de se dedicar aos treinos e evoluir, apesar dos desfalques por lesão. “Hoje eles apresentaram um nível muito interessante, aproveitamos os espaços, o tamanho da quadra”, analisou Pranke. Vale ressaltar que alguns atletas já haviam jogado duas partidas pelos JUGs antes de entrar em quadra contra a ATF, mas eles não demonstraram estar desgastados. Além disso, Edinho e Tariq desfalcaram a equipe por suspensão. A notícia boa foi o retorno do ala Rogério, que não entrava em quadra desde o jogo contra o Atlântico, realizado em 15 de junho.
Com 22 pontos, a Federal se igualou ao líder Atlântico, mas perde no saldo de gols (22 contra 11). As duas equipes ainda terão mais três partidas para encerrar a 1ª Fase, incluindo o confronto direto marcado para Erechim na última rodada (agendada para 14 de setembro). No próximo final de semana, a Federal viaja para Pelotas, onde encara novamente a ATF, podendo assumir a liderança, pois o Atlântico só volta a jogar no dia 24 de agosto.
O jogo
Com pouco mais de um minuto de jogo, a bola sobrou para Welber na entrada da área após cobrança de escanteio e ele concluiu sobre a meta. Na resposta da Federal, Léo Rudek recebeu próximo à área e chutou buscando o ângulo, mas errou o alvo.Aos 2 min 31s, Léo Rudek recebeu próximo à linha central e tentou passe para Leonardo, que buscava as costas da marcação. Leandrinho tentou cortar e acertou o ângulo, marcando um gol contra: UFSM 1×0. Aos 6 min 10s, Thales puxou contra ataque, passou por um marcador e chutou no contrapé do goleiro. Ele ainda conseguiu tocar com a ponta do tênis, mas a bola morreu na rede: UFSM 2×0.
Pouco depois, a Federal errou na saída de bola e Anderson Jr roubou. Ele tabelou com Tiaguinho e chutou cruzado para fora. Aos 10 min, Alysson chutou buscando o ângulo e o goleiro espalmou para a linha de fundo. Aos 11 min 26s, Pepo recebeu na ala esquerda, puxou para o meio e concluiu. A bola bateu na trave direita do goleiro e entrou: UFSM 3×0. Aos 12 min 16s, a Federal ampliou. Em uma linda troca de passes, Leonardo tabelou com Alysson e recebeu entrando na área. Ele concluiu no alto, sem chances para o goleiro: UFSM 4×0.
Aos 15 min, Thales roubou a bola e puxou contra ataque. Ele serviu Leo Rudek, que avançava pela esquerda e concluiu de primeira, cruzado, para fora. Faltando um minuto para o fim do primeiro tempo, Léo Rudek passou de letra para Tito, que acertou um petardo, que bateu no travessão e quicou dentro da meta: UFSM 5×0.
Em um segundo tempo mais amarrado, a Federal chegou ao sexto gol apenas aos 5 min. Tito interceptou passe e acionou Leonardo, que recebeu sozinho de frente para o goleiro. Ele tocou no canto esquerdo de Carlos Jr e ampliou: UFSM 6×0. Menos de um minuto depois, a ATF cobrou escanteio e a bola chegou no goleiro Carlson. Ele lançou para Alysson, que avançou em velocidade pela ala direita e, quando o goleiro saiu da meta, tocou para a área. Mateus só precisou completar para a rede: UFSM 7×0.
Em outro contra ataque da Federal, Tito chutou cruzado, buscando Alysson, que entrava na segunda trave. Ele só não marcou porque o goleiro Muralha conseguiu se recuperar e defendeu em cima da linha. Aos 7 min 30s, Alysson recebeu na direita, passou por dois oponentes e concluiu cruzado: UFSM 8×0. Aos 8 min 50s, Tito adiantou a bola e Samuka ligou contra ataque de três contra um. Nikita recebeu no fundo quadra e rolou para trás. Anderson Jr. tocou no contrapé do goleiro e descontou: UFSM 8×1.
Aos 13 min, Garcia recuperou a bola e puxou contra ataque, acionando Rogério na ala esquerda. Ele chutou para o gol e Muralha espalmou para a linha de fundo. Aos 15 min, em cobrança de falta, a bola chegou a Tito na ala direita. Ele concluiu e a bola parou no travessão. Aos 18 min, a Federal cometeu sua sexta falta. Na cobrança de tiro livre, João Schuch cobrou e Passarinho defendeu com a mão direita. Aos 19 min, Lorenzo fez grande jogada pela ala esquerda, passando por um marcador. Ele passou para Leonardo, que devolveu. Muralha fez grande defesa, evitando o gol de Lorenzo. Placar final: UFSM 8×1 ATF/Otimiza.
Texto: Assessoria de Imprensa UFSM Futsal
Foto: Ricardo Weschenfelder/UFSM Futsal