UFSM oferece bolsas de iniciação científica para alunos do Ensino Médio de escolas públicas

Inscrições para o Edital Pibic EM poderão ser realizadas entre 6 e 12 de agosto

A UFSM, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), oferece bolsas para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

As inscrições poderão ser realizadas entre 6 e 12 de agosto por alunos do Ensino Médio das escolas públicas de ensino regular, militares e técnicas e escolas privadas de aplicação (reconhecidas pelo MEC). Não são permitidos alunos de escolas particulares. Entre os requisitos para inscrição do aluno estão ser “participante” ou “colaborador” do projeto de pesquisa que obteve a cota de bolsa e ter frequência igual ou superior a 80% nas aulas.

Entre os objetivos do Edital Pibic EM estão fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos entre estudantes do Ensino Médio, incrementar a inserção destes estudantes em projetos e grupos de pesquisa, despertar a vocação científica e tecnológica dos jovens e contribuir para a formação inicial de recursos humanos para a pesquisa.

A bolsa, cujo valor é definido pelo CNPq, terá duração de 12 meses, a partir de 1º de setembro.

A PRPGP já divulgou o resultado preliminar com o número de bolsas a ser oferecido em cada área e os professores responsáveis. Ainda aguarda-se pela confirmação, pelo CNPq, do número de cotas definitivo para a UFSM.

Mais informações no Edital Pibic EM.