Handebol masculino da UFSM conquista vaga para os Jogos Universitários Brasileiros depois de 15 anos

Equipe sagrou-se campeã dos Jogos Universitários Gaúchos de forma invicta

A equipe de handebol masculino da UFSM conquistou vaga para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) depois de 15 anos. A vaga para a etapa nacional foi conquistada após a equipe vencer os Jogos Universitários Gaúchos (JUGs) 2024, em Pelotas, no último fim de semana. A equipe sagrou-se campeã de forma invicta, tendo vencido duas partidas e empatado uma. No mês de outubro, os atletas disputarão a etapa nacional dos Jogos, em Brasília (DF).

Ao todo, três jogos separavam a UFSM do título estadual. O primeiro deles, contra a Feevale, trouxe uma memória amarga e recente: a equipe de Novo Hamburgo foi o algoz do HandUFSM nos JUGs Praia deste ano. Desta vez, entretanto, a UFSM conseguiu a vitória, pelo placar de 17 a 12. Na sequência, obteve um importante empate contra a UFRGS, 13 a 13. A decisão foi entre UFSM e UFPEL, repetindo a semifinal do campeonato gaúcho de 2023. Em ambos os casos, vitória do time de Santa Maria. Desta vez, por 14 a 10.

A conquista da vaga para os JUBs deste ano é fruto de um projeto que se estrutura desde o início de 2023, sob o comando do professor Cesar Alcides Geller. De lá para cá, a equipe coleciona, além do Campeonato Gaúcho 2023, o título dos Jogos Intermunicipais Rio Grande do Sul (Jirgs) 2023 e um quinto lugar no Campeonato Brasileiro 2023.

A partir da intensificação de treinos, dedicação completa da equipe e o desejo de consolidar o handebol de Santa Maria no cenário nacional, o time da UFSM vê novas possibilidades surgirem. Competir nos JUBs, como destaca o diretor e auxiliar técnico Lucas Machado, demonstra que o ciclo de vitórias não está encerrado. “Temos o desejo de manter a equipe em disputas de competições nacionais para elevar o nível dos atletas e, assim, podendo haver novas conquistas”, comenta o auxiliar.

A última vez que o handebol da UFSM participou dos JUBs foi em 2009, quando o time era capitaneado pelo professor Luiz Osório Cruz Portela. Naquele ano, a delegação viajou até Fortaleza (CE) e conquistou o quinto lugar.

JUGs 2024

Além da equipe masculina, o time feminino de handebol também disputou os Jogos deste ano. Conquistou o 4° lugar, acumulando três derrotas e uma vitória.

No próximo sábado (3), a UFSM disputa os títulos feminino e masculino no futsal e basquete. Além disso, também participará do atletismo. As disputas ocorrem em Santa Maria.

Texto: Andreina Possan, acadêmica de Jornalismo, estagiária da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista