Ações do “Reconstrução RS” mobilizam diferentes frentes de extensão da UFSM em Agudo

Atividades integram o programa UFSM Solidária e Cidadã e buscam auxiliar reconstrução do município

Equipes da área de agricultura da UFSM em visita à propriedades rurais de Agudo

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está atuando em diferentes frentes de extensão para apoiar a reconstrução do município de Agudo (RS). As ações fazem parte da chamada humanitária “Reconstrução RS” e do programa UFSM Solidária e Cidadã, com o objetivo de ajudar comunidades atingidas pelo desastre climático no estado. Em Agudo, as frentes de trabalho incluem ações na saúde, educação e agricultura.

Localizado há cerca de 60 km de Santa Maria, Agudo possui cerca de 16 mil habitantes e fica em uma área marcada pela presença de morros e encostas. Com as fortes e enchentes, foram registrados danos em áreas de plantação, estradas e pontes, além de deslizamento de terras, erosão do solo e o agravamento do processo de assoreamento dos rios. A primeira visita de equipes da UFSM ao município foi realizada no mês de junho, quando foram identificadas as principais demandas da comunidade.

De acordo com o professor do departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural da UFSM, Vanderlei Franck Thies, em relação à parte de agricultura, a intenção é realizar análise para compreender as melhores alternativas para a recuperação dos solos em propriedades rurais. Segundo ele, a dimensão do desastre impõe desafios práticos e em termos de pesquisa para a área, principalmente considerando o contexto de mudanças climáticas. As ações de recuperação dos solos estão sendo realizadas em parceria com a Emater RS/Ascar.

Projeto Acolher: ateliês em escolas

Nas áreas de educação e saúde, as equipes da UFSM vão ajudar na criação de ateliês em quatro escolas municipais localizadas nas áreas mais afetadas pelas chuvas. A ação está sendo coordenada pela professora do departamento de Administração Escolar, Maria Eliza Rosa Gama, e pela professora do departamento de Enfermagem, Rosangela Marion Da Silva. O objetivo é realizar atividades que promovam o bem-estar emocional, a troca de experiências e o cuidado mútuo entre estudantes, professores e funcionários.

As atividades estão marcadas para começar em agosto, envolvendo diferentes grupos de voluntários formados por professores, estudantes da graduação e pós-graduação do Centro de Educação, Centro de Ciências da Saúde e do Centro de Artes e Letras. Entre os temas a serem abordados nos ateliês estão promoção da saúde, artes visuais, teatro e arte e terapia. As instituições que receberão os grupos são as escolas municipais (Emefs): Três de Maio, 7 de Setembro, Olavo Bilac e Alberto Pasqualini.

Saiba mais sobre a chamada humanitária “Reconstrução RS”

Com informações e fotos da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE