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Acesso de servidores ao Siafi passará por alterações

A autenticação por CPF e senha será descontinuada nos próximos meses



Para aprimorar a segurança do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) definiu um cronograma de implantação de alterações no processo de autenticação. Nesse contexto, estão sendo adotadas evoluções gradativas para que todos os usuários utilizem mecanismos de acesso mais seguros, conforme as etapas definidas pela STN.

Diante disso, a autenticação por Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha será descontinuada nos próximos meses. A partir de 31 de outubro de 2024, todos os usuários com perfil executor deverão acessar o Siafi exclusivamente por meio de certificado digital emitido por uma autoridade certificadora do governo. Essa mudança também abrangerá usuários que utilizam o sistema para incluir listas de credores (relação de bolsistas de suas unidades).

Para se adequar a essas novas exigências, a UFSM iniciará a contratação de certificados digitais do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para todos os usuários do sistema Siafi que possuem perfil de acesso que não seja exclusivamente de consulta, garantindo que todos estejam habilitados a utilizar o sistema conforme as novas regras de segurança.

Na primeira etapa das atualizações, a UFSM aderiu ao Controle de Acesso Condicional por IP. Até 30 de outubro, os usuários poderão utilizar o Siafi com login e senha. No entanto, a partir da implementação do controle de acesso por IP, os usuários que desejarem acessar o sistema fora da rede da UFSM precisarão utilizar a VPN (Virtual Private Network) da UFSM, conforme orientações disponíveis aqui.

Destaca-se que a UFSM está empenhada em adotar todas as providências necessárias para atender às exigências de segurança e garantir que os usuários do sistema Siafi possam continuar utilizando-o de maneira eficiente e segura.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail siafi@ufsm.br.

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