Ação da UFSM adapta checagens de fatos sobre a crise climática para o rádio

Série "Verdade ou Mentira?" é veiculada em emissoras e está disponível no Spotify

Uma ação de extensão da UFSM está levando checagens de fatos sobre a crise climática no Rio Grande do Sul a emissoras de rádio, com a série “Verdade ou Mentira?”. A iniciativa faz parte de uma força-tarefa da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD) e é vinculada ao programa “UFSM Solidária e Cidadã”, que reúne as ações voltadas à reconstrução do Estado após as enchentes. O projeto tem a parceria da AletheiaFact.org – movimento para a democratização da checagem de fatos no país – e da Rede de Rádios Universitárias do Brasil (Rrubra) – que reúne 31 emissoras e 18 webrádios ligadas a universidades, 19 projetos ou núcleos de produção e 30 pesquisadores.

Até o início de julho, haviam sido produzidas e enviadas para veiculação mais de 20 edições da série, composta por programetes de dois minutos que esclarecem o que é fato ou boato sobre as enchentes que atingiram o RS no mês de maio. Já foram desmentidos boatos sobre uma lista falsa com nomes de crianças que estariam sozinhas em um abrigo, fake news sobre caminhões impedidos de transportar doações, informações enganosas sobre corpos boiando, além de confirmações de conteúdos que são verdadeiros.

O conteúdo é selecionado a partir de checagens feitas pelas principais agências de fact checking do país, passa por uma adaptação para a linguagem radiofônica, é roteirizado, gravado e distribuído às emissoras. A ação já conta com a parceria de 13 rádios – comunitárias, públicas e comerciais – em oito municípios gaúchos: Santa Maria, Restinga Seca, Faxinal do Soturno, São Pedro, Itaara, Frederico Westphalen, Erval Seco, Taquaruçu e Caiçara. Os programetes também podem ser ouvidos no canal do projeto no Spotify.

A ação é realizada pelos projetos Observatório de Comunicação Pública (OBCOMP/UFSM-FW), Mão na Mídia (UFSM-FW), Desinformação no Ecossistema Midiático (UFSM/SM) e Plataformização do Som (UFSM/SM). Além dos professores coordenadores dos projetos e colaboradores, a ação conta estudantes bolsistas de extensão e voluntários.