Alunos do ensino fundamental de escolas públicas podem participar da Olimpíada Morfológica

A competição recebe inscrições de estudantes do 6º ao 9º ano, sob a responsabilidade de um professor orientador

Tendo como tema “Biomas do Brasil”, a Mostra de Ciências Morfológicas da UFSM promove a Olimpíada Morfológica, da qual podem participar alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas da região central do Rio Grande do Sul, abrangidas pela 8ª Coordenadoria Regional de Educação. A inscrição dos alunos será realizada por um professor orientador responsável, sem limite de participantes e sem custo.

Ao serem inscritos, os estudantes recebem uma lista com nomes de animais e plantas que compõem os diferentes biomas brasileiros, distribuídos em três grupos: seres representativos; espécies em extinção; animais e plantas de produção e interesse econômico Os participantes pesquisarão e identificarão suas características morfológicas externas, seus hábitos e expectativa de vida, particularidades e importância ecológica ou econômica.

Como premiação, todas as escolas dos participantes que completarem a olimpíada, independentemente da classificação, vão receber:

packs de cartilhas lúdico-interativas para incorporar a suas bibliotecas;

– um kit de lâminas microscópicas de tecidos animais;

– um kit de lâminas microscópicas de tecidos vegetais.

Todos os estudantes que completarem a olimpíada e seus docentes orientadores receberão um pack com as cartilhas acima descritas. Aos ganhadores (escolas, docentes orientadores e estudantes) serão entregues:

– kits contendo modelos anatômicos e lâminas histológicas animais e vegetais,

– medalhas e certificados de distinção e troféu às escolas.

Os estudantes e professores orientadores ganhadores (1° ao 3° lugar em cada categoria) serão convidados a participar do minicurso presencial de “Vivências Laboratoriais em Ciências Morfológicas”, que será realizado no Departamento de Morfologia da UFSM, na última quinzena de janeiro de 2025.

A olimpíada é realizada com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O formulário de inscrição e informações detalhadas sobre a olimpíada estão disponíveis aqui.