Exposição fotográfica “Conexões Visíveis” busca dar visibilidade para iniciativas extensionistas da UFSM

Trabalho é desenvolvido por acadêmica do curso de Desenho Industrial

Unir o amor pela fotografia e a vontade de divulgar projetos desenvolvidos na UFSM foi uma das vontades que motivou a acadêmica do curso de Desenho Industrial da UFSM, Ana Alicia Flores, a desenvolver seu trabalho de Conclusão de Curso. Para encerrar seu período de graduação, a estudante organizou a exposição “Conexões Visíveis”, que está aberta para visitação até o dia 12 de julho no posto de saúde Wilson Paulo Noal, em Camobi.

Quem passa pelo local pode acompanhar e interagir com a exposição
Painéis destacam projetos e oportunidades

O objetivo do trabalho da acadêmica é dar visibilidade a projetos de extensão da UFSM e incentivar a participação de pessoas da comunidade que estão aptas a usufruir dos serviços. “Eu queria que meu trabalho chegasse até as pessoas, por isso a escolha por um lugar de grande circulação, com um grande público, e que muitas vezes desconhece todas as possibilidades que a Universidade oferece”, conta Ana.

Ana Alicia escolheu seis projetos: “comecei a pesquisar, falei com os coordenadores dos projetos e percebi que o alcance de muitas ações ainda era restrito, poucas pessoas da comunidade externa conheciam”, conta. A estudante optou por selecionar projetos áreas diversas da UFSM: “quis mostrar que as oportunidades são diversas e que são muitas as ações de impacto social”, destaca.

Os projetos que compõem a exposição são:

• DiVerso: o projeto oferta aulas de dança, teatro, oficinas de acessibilidade e outras ações voltadas para pessoas com deficiência, mas também abertas a todos os interessados.
  • Alternativa: o Pré-Universitário Popular Alternativa oferece aulas e atividades preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio e o vestibular da UFSM. Podem se inscrever pessoas de qualquer idade que contemplem os requisitos socioeconômicos.
  • Pró-Saúde: o programa oferece exercícios adaptados, como pilates, hidroginástica, caminhada e musculação, para gestantes, pessoas com doenças reumáticas e dores crônicas.
  • Migraidh: o projeto oferece assessoria jurídica, apoio psicossocial, assistência no acesso a serviços públicos, auxílio no aprendizado da língua portuguesa, além de ações de integração e acolhimento para migrantes e refugiados.
  • Progredir – Incubadora Social: o projeto oferece cursos gratuitos de capacitação. São ofertados cursos sobre instalações elétricas, pintura predial, elaboração de massas e biscoitos, sondagem e paisagismo.
  • Era rede que me faltava: o programa promove oficinas e eventos, além de oferecer espaços de escuta e outros serviços para mulheres de diversos setores. São atendidas profissionais da iniciativa privada, servidoras públicas e empreendedoras.
Ana Alicia e Ricardo Lencina montam o expositor

A partir daí, a acadêmica passou a se envolver com as ações, fotografá-las e, assim, reunir o material que resultou na exposição. “Com as fotos já tiradas, decidi que iria expor, aí veio a etapa de criação do expositor – a estrutura onde as fotos ficam”, destaca Ana. A possibilidade da exposição no posto de saúde se deu através do diálogo com a Prefeitura Municipal.

Para quem utiliza o espaço, é a oportunidade de conhecer mais sobre a UFSM: “achei bem importante, a gente pode se distrair enquanto espera, e também saber mais sobre os projetos”, conta Gabrieli Pereira Ferreira, de 21 anos. Quem também passou pelo espaço foi a jornalista Caroline de Souza Silva, que nos conta: “a preocupação de que as pessoas tenham acesso a esse tipo de serviço é muito importante, isso faz com que os projetos se estendam para além do arco e este é um local mais do que adequado para isso”, relata.

Os visitantes ainda podem assinar uma lista de presença, em que indica se tem interesse em participar de alguns dos projetos. Ana Alicia conta que com os dados do interessado, a ideia é providenciar o contato quando a iniciativa estiver com vagas abertas. A exposição fica montada até a próxima sexta-feira, dia 12 de julho.

Texto: Milene Eichelberger, estudante de jornalismo e estagiária da Agência de Notícias
Fotos: Ana Alícia Flores, estudante de desenho industrial
Edição: Mariana Henriques, jornalista