Aluno da UFSM é convocado para defender o Brasil no Mundial Universitário de Orientação

Competição ocorrerá na Bulgária, em agosto; Brasil conta com dois atletas

foto quadrada colorida de um homem correndo, usando camiseta verde, calção preto, boné azul, justamente no momento em que passa em frente a porta aberta de uma igreja
Junior Lizzi disputando o Campeonato Brasileiro 2023

A convocação do aluno da UFSM Junior Lizzi para o FISU World University Championship Orienteering 2024 foi divulgada na última semana. O atleta é o único do Sul a representar a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). O mundial, realizado pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), ocorrerá na cidade de Bansko, na Bulgária, de 1º a 5 de agosto.

Junior Lizzi cursa Geoprocessamento pelo Colégio Politécnico e é membro do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS), do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD). Esta será a segunda competição do atleta no ano. Em março, competiu na Copa Sul, alcançando o 2° lugar na categoria Sprint e o 3° lugar na categoria Floresta.

Lizzi comenta que a convocação é uma oportunidade para divulgar o esporte, que não é muito conhecido, na região, e que a realização deste sonho envolve muito esforço e dedicação. “Essa convocação significa muito pra mim, pois a partir dela eu vou conseguir impulsionar novos atletas a alcançarem seus objetivos dentro do esporte”, destaca.

Para o mundial, Junior Lizzi conta com o apoio financeiro da Universidade, que irá arcar com o valor das passagens do atleta. Além disso, espaços como a pista de atletismo também estão disponíveis para seu treinamento. Lizzi precisará arcar apenas com os gastos em hospedagens.

Ao longo da carreira, Lizzi acumula títulos nacionais e internacionais. Atualmente, ocupa o 1° lugar no ranking regional e o 2° lugar no nacional. Confira abaixo algumas das conquistas do atleta ao longo da carreira:

1° lugar – Revezamento (Campeonato Sul-Americano)

1° lugar – Revezamento (Brasileiro Estudantil e Universitário)

2° lugar – Geral (Campeonato Sul-Americano)

5° lugar – Geral (Brasileiro Estudantil e Universitário)

1° lugar – Geral (Campeonato Gaúcho Sprint)

1° lugar – Percurso Floresta (Copa Sul de Orientação)

2° lugar – Sprint (Copa Sul de Orientação)

3° lugar – Geral (Campeonato Municipal de Santa Maria)

3° lugar – Geral (Campeonato Gaúcho)

3° lugar – Sprint (Troféu Sudeste de Orientação)

6° lugar – Geral (Campeonato Brasileiro)

6° lugar – Geral (Campeonato Brasileiro Sprint)

7° lugar – Percurso Floresta (Troféu Sudeste de Orientação)

2° lugar – Sprint (Copa Sul de Orientação)

3° lugar – Floresta (Copa Sul de Orientação)

Esporte Orientação

O Esporte Orientação é bastante difundido no ramo militar, incluído em 1974 como uma disciplina obrigatória no currículo da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), e consiste na junção de corrida e localização. Para sua realização, o atleta utiliza apenas um mapa e uma bússola, e deve encontrar todos os pontos de controle dispostos no mapa no menor tempo possível. Vence a corrida quem atravessar a linha de chegada primeiro. Além disso, a Corrida de Orientação pode ser realizada em áreas urbanas (categoria Sprint) ou na floresta.

Texto: Andreina Possan, acadêmica de Jornalismo e estagiária da Agência de Notícias
Foto: Arquivo Pessoal
Edição: Lucas Casali e Ricardo Bonfanti, jornalistas