Projeto de extensão promove atividades culturais com comunidades atingidas pelas enchentes

Iniciativa tem como objetivo aproximar a UFSM e comunidade

A Divisão de Museus, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, leva alunos de regiões afetadas pelas enchentes de maio a espaços culturais da Universidade, através do projeto de extensão UFSM Solidária e Cidadã. Os primeiros participantes foram alunos do primeiro ano da Escola  Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na zona norte de Santa Maria. Eles conheceram o Museu Gama D’Eça no último dia 19.

A visita contou com a participação do Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas (LASCA) da UFSM, que realizou uma oficina sobre educação patrimonial a respeito dos povos originários do Rio Grande do Sul, por meio de atividades com arco e flecha.

O chefe da Divisão de Museus, Augusto Nobre Gonçalves, explica que o projeto visa atuar em comunidades que, apesar de estarem geograficamente próximas da UFSM, não conseguem acessar os seus bens culturais. Por isso, o UFSM Solidária e Cidadã realiza uma busca ativa nas escolas ao invés de esperá-las. O transporte dos alunos e professoras da escola foi realizado com um ônibus cedido pela Pró-Reitoria de Infraestrutura.

Para saber mais sobre o programa e a visita, assista à reportagem produzida pela TV Campus.

Texto: Bernardo Silva, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Foto de capa: Divisão de Museus, divulgação
Edição: Mariana Henriques, jornalista