I Fórum de Extensão na Pós-Graduação busca estimular ações de impacto social

Docentes e discentes dos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria se reuniram ontem (12), no Auditório Wilson Aita, no Centro de Tecnologia, para o I Fórum de Extensão na Pós-Graduação. Os objetivos do evento foram promover a integração de programas de pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento na concepção e execução das atividades de extensão, apresentar o edital do programa PROEXT-PG UFSM Além do Arco e sanar dúvidas dos proponentes de ações para o edital.

O comitê gestor do projeto esteve mobilizado para tirar dúvidas dos participantes.

Nos últimos anos, as ações de inserção social têm ganhado destaque na avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil. No evento, o pró-reitor de extensão da UFSM, Flavi Lisboa Filho, destacou o percurso realizado na UFSM para a inclusão da extensão na pós-graduação. Ele enfatizou que, ainda em 2023, houve um primeiro edital interno com esse fim,  que foi lançado por meio da política de inovação da Universidade, com apoio da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova), Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e Pró-Reitoria de Extensão (PRE). Para Flavi, este novo edital, uma iniciativa do Ministério da Educação com apoio da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), reitera o potencial transformador da extensão, pois visa fomentar ações da pós-graduação que estão alinhadas às reais necessidades da sociedade.  “Este evento marca um novo passo, agora com uma fonte de recursos maior, extremamente institucionalizada. É o Ministério da Educação, é a Capes, dizendo que o recurso deve ser investido na extensão na pós-graduação”, realçou o pró-reitor. “Cada vez mais, nossas pesquisas devem estar comprometidas socialmente”, complementou. Flavi ainda destacou a importância da indissociabilidade entre os eixos ensino, pesquisa, extensão e inovação, os ganhos da interdisciplinaridade e a contribuição da extensão universitária para o entendimento das demandas da sociedade.

O reitor da UFSM, Luciano Schuch, também esteve presente no evento e ressaltou a necessidade de levar para além do arco as ações desenvolvidas aqui: “A pesquisa, muitas vezes, fica restrita aos laboratórios, e este edital fomenta que o nosso estudante de pós-graduação ‘viva’ a comunidade, entenda os problemas reais. Nosso intuito é tocar as pessoas, para que elas também entendam a importância da Universidade para a sociedade”, enfatizou.

O Fórum contou também com a apresentação da marca do projeto e de seis ações da  Universidade que já trabalham com a pesquisa aliada à extensão. Ao fim, ocorreu um momento tira-dúvidas, em que os presentes puderam trazer questões. A pró-reitora substituta da PRPGP, Tatiana Emanuelli, frisou que os proponentes devem se atentar para a necessidade de as ações envolverem mais de um programa de pós-graduação e se conectarem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS’s): “É necessária uma articulação de no mínimo três programas de pós-graduação e de pelo menos duas grandes áreas do conhecimento distintas. É preciso que esses projetos estejam alinhados também com demandas das regiões de inserção da UFSM ou com demandas relacionadas à calamidade climática”.

O edital PROEXT-PG UFSM Além do Arco aceita inscrições até o dia 4 de julho e pode ser acessado aqui.