Rede Saúde Única da Fiocruz no RS passa a integrar Observatório da Comunicação de Crise da UFSM

Parceria visa produzir conteúdo sobre comunicação de risco e prevenção de crises em saúde

No início de junho, a Rede Saúde Única (RSU/Fiocruz) do Rio Grande do Sul firmou uma parceria com a UFSM para compor o Observatório da Comunicação de Crise (OBCC) da Instituição. A partir deste mês, a Rede Saúde Única passa a apoiar o Observatório na produção de conteúdos em diversos formatos, no mapeamento da produção de livros, trabalhos acadêmicos e materiais jornalísticos e audiovisuais que tratem da comunicação de risco e de prevenção de crises em saúde.

O Observatório de Comunicação de Crise (OBCC) é um projeto da UFSM em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, a partir de agora, com a Rede Saúde Única, da Fiocruz. O Observatório atua com o objetivo de sistematizar o conhecimento produzido no campo da comunicação, monitorar situações de risco e crise no contexto das organizações e contribuir para que a cultura da prevenção e da gestão de riscos e crises seja criada ou fortalecida pelas organizações.

“Através desse mapeamento e criação de conteúdo, é possível promover a difusão científica de forma acessível e efetiva, oferecendo conteúdo acessível e gratuito para o público numa única plataforma. Este trabalho tem como fim capacitar profissionais envolvidos com a gestão de risco e crise no âmbito da comunicação organizacional e multiplicar o conhecimento sobre gestão de crise”, afirma o professor do Departamento de Ciências da Comunicação Jones Machado, coordenador do Observatório.

A Rede Saúde Humana, Animal e Ambiental – Rede Saúde Única é um projeto da Fiocruz em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul que completa dez anos em 2024. São membros da RSU todas as universidades federais do RS, entre outras instituições. A Rede busca disseminar o conhecimento da abordagem de saúde única em diferentes instâncias da sociedade, capacitando para enfrentar questões sociais e de saúde pública que envolvam a saúde humana, animal e ambiental.

“A partir desta expertise se dará a colaboração da RSU com o Observatório de Comunicação de Crise, produzindo informação no âmbito da prevenção de crises e comunicação de risco”, afirma Joyce Schramm, coordenadora da Rede Saúde Única do RS.