Tese defendida na Pós em História da UFSM ganha prêmio da Latin American Studies Association

De autoria de Franciele Rocha de Oliveira, a tese trata de famílias negras no pós-abolição no sul do Brasil

Arte gráfica: Gepa/UFSM

A Latin American Studies Association (Lasa) concedeu o prêmio de melhor tese, no Lasa Brazil Awards 2024, ao trabalho intitulado “Negros laços: trajetórias coletivas das famílias dos nascidos de Ventre Livre no pós-abolição (Santa Maria/RS, 1871-1941)”, de autoria de Franciele Rocha de Oliveira. Defendida em 2023, no Programa de Pós-Graduação em História da UFSM, a tese foi orientada pelo professor Luís Augusto Farinatti, e coorientada pelo professor Carlos Eduardo Coutinho da Costa, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A autora faz parte desde 2016 do Grupo de Estudos Sobre Pós-Abolição (Gepa).

A tese trata de famílias negras no pós-abolição no sul do Brasil e analisa as experiências de 532 crianças, filhas de mães escravizadas, nascidas de Ventre Livre em Santa Maria. Apresenta análise de suas condições de vida e das famílias que constituíram entre 1890 e 1941, por meio de casamentos e de enlaces diversos. Foram utilizados métodos como a micro-história, a história serial e a história oral, que permitiram traçar relações sociais, padrões e singularidades entre escravidão e liberdade. A tese traz conclusões originais sobre tais famílias, seus parentescos, formas de legar, morar e casar-se.

A comissão julgadora do Lasa Brazil Awards 2024 foi composta pelos jurados Lua Gill da Cruz, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, David Thompson, da Simon Fraser University, e Ana Luiz Morais Soares, da Vanderbilt University.