Mapa da Extensão: conheça iniciativas que têm foco no apoio aos atingidos pelas enchentes em diferentes regiões do estado

Neste momento, 133 ações de extensão integram mapa e visam colaborar na reconstrução do estado gaúcho

O Mapa da Extensão desenvolvido pela UFSM, que lista ações voltadas para auxiliar a comunidade gaúcha na reconstrução do estado, já conta com 133 iniciativas cadastradas. Lançado na segunda-feira, 27 de abril, o Mapa integra o Programa UFSM Solidária e Cidadã, e tem projetos distribuídos por todo o território gaúcho.

Os projetos trabalham em diferentes áreas: desde ajuda na arrecadação e distribuição de alimentos até o mapeamento de áreas atingidas. Além disso, o Mapa também disponibiliza o contato com os coordenadores do projeto e identifica os locais onde estão sendo realizadas as atividades.

Conheça algumas das ações:

1. “Unidos somos mais fortes pelos municípios da Quarta Colônia”

Com ações concentradas nos municípios de Paraíso do Sul, Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Restinga Seca, Nova Palma, São João do Polêsine, Ivorá e Silveira Martins, o projeto, coordenado pelo professor Gilson Antônio Pessoa, do Departamento de Clínica de Grandes Animais, está coletando eletrodomésticos, doações via pix, colchões, utensílios de cozinha, cestas (alimentos, higiene e limpeza) itens para cama e banho e proteína animal.

O objetivo é auxiliar na reconstrução de municípios menores e que tiveram maior impacto na zona rural, onde a agricultura familiar é responsável pela maior parte dos alimentos consumidos na região. Por isso,  o projeto também está arrecadando kits de subsistência (aves de corte/postura) e prestando atendimentos à comunidade rural, com doações de alimentos e remédios aos animais. Até o momento, cerca de 100kg de ração para cães e 20kg de ração para gatos também foram arrecadados. Atualmente, o projeto tem 20 integrantes, que contam com o apoio do exército, das prefeituras das cidades e da UFSM para distribuir as doações.

Até o momento, mais de 30 mil reais já foram arrecadados via pix e utilizados para compra e distribuição de cestas básicas, fogões, cobertores, kits de itens de limpeza e de higiene. Além disso, o grupo recebeu doações de roupas, cadeira de rodas, roupeiro e colchões. A equipe destinou um espaço no Hospital Veterinário Universitário (HVU) da UFSM para que quem deseja contribuir com doações de alimentos para os animais ou de móveis e eletrodomésticos.

1. Educomunicação e Emergência Climática

Com a colaboração de alunos de comunicação e orientação de professores do curso de Jornalismo, do campus da UFSM Frederico Westphalen, o projeto produz textos jornalísticos sobre desastres, riscos e emergência climática. O objetivo é trazer informações aprofundadas sobre a crise climática do Rio Grande do Sul e apresentar o papel da universidade em seu contexto regional, para apoiar tanto as dimensões de prevenção quanto de adaptação das localidades.

As matérias são publicadas na Agência Reúne, plataforma de jornalismo colaborativo da  Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ). A coordenadora do projeto, professora do Departamento de Ciências da Comunicação UFSM-FW, Cláudia Herte de Moraes, destaca que a importância da iniciativa no combate à desinformação: “dentro do contexto da mudança climática e o desastre no Rio Grande do Sul, infelizmente estão sendo alvos de desinformação e teorias conspiratórias. Isso é bastante prejudicial e preocupante, pois pode diminuir a ação das pessoas na ajuda necessária e dificulta o acesso às informações de interesse público que os próprios governos e entidades divulgam”.

1. Programa de Extensão “Escuta-me? Psicologia Clínica Social”
Atividades desenvolvidas no projeto (Foto: arquivo pessoal de Mariana Selister)

Desenvolvido em parceria entre o coletivo “Unidas” e o Programa de Extensão “Escuta-me? Psicologia Clínica Social”, a ação está sendo desenvolvida em Santa Maria, com atividades de escuta das famílias abrigadas, plantão psicossocial, cuidado aos animais, grupo do Pet Saúde e rodas de conversa que visam promover autoestima e empoderamento de mulheres.

As ações tiveram inicio após relatos de abuso sexual em abrigos para famílias atingidas pelas fortes chuvas. Por isso, o objetivo é colaborar na reconstrução do estado e dar apoio emocional  às mulheres, mesmo após deixarem os locais de acolhimento. A expectativa é de que os trabalhos desenvolvidos no programa se estendam ao longo de 2024.

Para entrar em contato com o programa, tanto para contribuir com doações ou para buscar apoio, basta acessar o perfil do coletivo Unidas. O grupo também realiza atividades diárias na sala do Programa de Extensão “Gênero, Interseccionalidade e Direitos Humanos”, na sala 2209, no prédio 74A, no Centro de Ciências Sociais e Humanas, no Campus Sede.

O Mapa da Extensão: UFSM Solidária e Cidadã está disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão, e é atualizado diariamente.

Texto: Andreina Possan, estudante de Jornalismo e estagiária da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista