Ciclo de palestras debate predação marítima e dinâmicas imperiais no Atlântico

Evento é aberto com público, com transmissão online

O curso de história da UFSM promove o ciclo de palestras Encontros Piratas: predação marítima e dinâmicas imperiais no Atlântico (séculos XVI-XIX). A atividades é parte do projeto de pesquisa Encontros piratas: base de dados online sobre a predação marítima no Atlântico Sul (séculos XVII e XVIII), sediado na UFSM e contemplado em edital FAPERS/CNPq de fixação de jovens doutores.

Ao todo, serão 11 apresentações de investigadoras e investigadores sobre história marítima, pirataria, corso, guerra e comércio, transmitidas pelo Youtube.

Os interessados em certificado de ouvinte de 20 horas podem se inscrever no formulário. Nas transmissões ao vivo haverá registro de presença. É necessário comparecer ao menos em 7 apresentações ao vivo.

Cronograma de palestras
  1. Fabrício Prado – 20/05, 15h
  2. Jaime Rodrigues – 27/05, 15h
  3. Geraldo Hostin – 29/05, 20h
  4. Rômulo Valle Salvino – 13/06, 15h
  5. Eduardo Sartoretto – 20/06, 15h
  6. Elizabeth Vieira – 27/06, 15hs
  7. Maria Eduarda Brandão – 04/07, 15h
  8. Camila Acosta Queiroz – 09/07, 15h
  9. Hélio Jaber Filho – 17/07, 15h
  10. Marcello Loureiro – 25/07, 15h
  11. Murillo Dias Winter – 07/08, 15h
São apoiadores do evento o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e a Escola Naval.  A organização é dos professores Adriano Comissoli e Hugo André Flores Fernandes Araújo.