Nota: UFSM altera cronograma de retorno às aulas

Após relatos de dificuldade de acesso à instituição, de diálogo com o comunidade acadêmica da UFSM e de escuta da opinião pública, a administração central da UFSM anuncia alterações na Instrução Normativa 007/20224/PROGRAD/PRPGP/PRE/CEBTT:

• Semana de 20 a 24 de maio – atividades que podem contar como aula, ações de acolhimento
  • Semana do dia 27 a 31 de maio – aulas e todos os tipos de atividades acadêmicas menos avaliações
  • A partir de 3 de junho – retorno de todas as atividades acadêmicas (incluindo avaliações)

As alterações visam criar um ambiente inclusivo e participativo para toda a comunidade universitária. Nesse sentido, durante as duas semanas de retorno gradual sem atividades avaliativas, busca-se oportunizar aos(às) estudantes e servidores o espaço para engajamento em atividades solidárias e técnicas relacionadas à crise climática do RS.

Para além dessas alterações, no dia 23 de maio, em local e horário a ser divulgado posteriormente, será realizada uma reunião aberta para debate do calendário acadêmico. No dia seguinte, 24 de maio, haverá uma reunião extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão para definições do novo calendário acadêmico na UFSM, incluindo-se a recuperação das atividades suspensas durante a crise climática do Rio Grande do Sul.

Reiterando o compromisso em cumprir a missão de gerar ciência, tecnologia, inovação, educação, cultura e arte, contamos com o retorno da comunidade ao campus a fim de contribuir ainda mais para o enfrentamento dos desafios e para a geração de conhecimento relacionados às mudanças climáticas e eventos extremos.