Projeto do curso de Odontologia auxilia vítimas das enchentes na manutenção da saúde bucal

Ação foi realizada com famílias abrigadas no Centro Desportivo Municipal

Em mais uma forma de apoio da UFSM às vítimas das fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde o fim de abril, um grupo de alunos que integram o projeto de extensão Semear Saúde Bucal, do curso de Odontologia, realizou uma ação educativa com crianças abrigadas no Centro Desportivo Municipal (CDM), na última quinta-feira (9). A atividade consistiu no ensino da higienização aos jovens que, em função dos efeitos das condições climáticas, precisaram abandonar suas casas.

Crianças abrigadas no CDM participam das ações educativas

Em um primeiro momento, foi promovida uma palestra sobre técnicas de escovação com os filhos juntos dos pais, por meio de uma linguagem básica, com Roselaine Pozzobon, professora do Centro de Ciências da Saúde, que coordenou a iniciativa. Depois, houve um momento de conversa especificamente com os responsáveis sobre a importância da manutenção da saúde bucal, em que foi orientada a busca por serviços odontológicos em unidades médicas da cidade.

Roselaine revela que, desde que as aulas da UFSM foram suspensas por conta das enchentes, alunos do curso de Odontologia começaram a contribuir com trabalho voluntário no CDM. A partir disso, os acadêmicos notaram a falta de cuidado dos jovens com a saúde bucal e pediram ajuda para a docente, pois queriam fazer mais do que “apenas” montar os kits de roupas ou arrecadar os donativos.

“Eles me procuraram porque ficaram apavorados com o número de doações de doces que as crianças receberam e passavam o dia inteiro sem uma alimentação adequada. Elas ficavam o dia inteiro chupando pirulito, comendo balas, e não tinham nenhum tipo de rotina de higiene”, disse a professora. Dessa forma, uma “força-tarefa” foi criada com o apoio de integrantes da Associação Atlética Acadêmica do curso de Odontologia.

A ação realizada no CDM faz parte das práticas do projeto de extensão Semear Saúde Bucal, coordenado pela própria Roselaine, que consiste em ensinar sobre a importância da higienização bucal por meio de atividades recreativas em escolas de Santa Maria. Graças a uma parceria com a Colgate, a UFSM recebeu milhares de kits do “Dr. Dentuço”, mascote da marca, com escovas e cremes dentais. Na quinta-feira passada, alguns deles foram entregues às famílias.

“Nós da Odontologia comentamos que não é não comer açúcar, mas sim saber comer açúcar de modo a não ter doenças. Se você comer açúcar e higienizar através da escovação, o efeito colateral será minimizado significativamente. O problema é que só tinha açúcar, açúcar, açúcar e nada de higienização”, relatou a docente.

Estudantes de Odontologia da UFSM participam da iniciativa por meio do projeto de extensão Semear Saúde Bucal

Para Roselaine, a iniciativa foi fundamental para mostrar à comunidade santa-mariense que os estudantes do curso de Odontologia da UFSM não estão alheios e distantes das realidades da população. Ainda, foi essencial para dar um retorno à sociedade, com o que recebem no investimento em suas formações. “Nós trabalhamos muito em sala de aula e nas clínicas o acolhimento, a escuta empática das necessidades, das dores, das queixas dos pacientes. A gente tem a tradição de trabalhar muito com as pessoas em ações humanitárias na nossa área. Isso é muito passado para os alunos”, contou a professora.

Semear Saúde Bucal

O projeto, que nasceu no fim do último ano, iniciou suas atividades através de uma parceria com o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) Luizinho de Grandi, localizado no bairro Lorenzi. Na ocasião, os acadêmicos e a professora colaboraram com o corpo docente da instituição no sentido de capacitar os educadores com informações acerca da saúde bucal com as crianças. Foi neste momento que os kits do Dr. Dentuço chegaram à universidade.

De acordo com Roselaine, o nome Semear Saúde Bucal foi definido a partir do significado da primeira palavra do título do projeto: “como o público-alvo são jovens, a gente acaba ‘semeando’ num terreno fértil uma semente por meio do ensino, que será levado para os lares das crianças, para as casas e, consequentemente, para as pessoas com as quais convivem no dia a dia”.

O aprendizado é feito de forma lúdica, com a fixação do conhecimento através de figuras para as crianças colorirem, vídeos, contações de histórias, entre outras atividades. O projeto engloba de estudantes calouros a formandos do curso de Odontologia da UFSM, de forma voluntária.

“Basta querer fazer a diferença na vida das pessoas e ter um conhecimento básico, que os nossos alunos têm desde o primeiro semestre, sobre as principais doenças que afetam as pessoas”, declarou a coordenadora. No momento, cerca de 50 acadêmicos compõem a equipe do Semear Saúde Bucal. A ideia é que agora o grupo continue com os trabalhos nas escolas de Santa Maria e no CDM. “Nós temos um compromisso com a comunidade e com nossos pacientes”, conclui.

Texto: Pedro Pereira, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali