Informativo sobre as perdas do depósito da Editora da UFSM

Desde segunda-feira, todos nós estamos vivendo os efeitos do desastre das chuvas, alagamentos e deslizamentos que têm atingido Santa Maria e o estado do Rio Grande do Sul. As perdas humanas e materiais são impossíveis de calcular, mas temos, enquanto UFSM, trabalhado para informar nossa comunidade e orientar sobre nossa situação e ações.

Em vista disso, informamos aos autores, leitores e colegas da Editora UFSM que, na última terça, o subsolo do prédio da reitoria da Universidade ficou totalmente submerso pela água, em um alagamento que não atingiu apenas o acervo histórico da Instituição, mas também o único depósito de livros da Editora da UFSM. Infelizmente, calcula-se que 80% a 90% do estoque de livros da Editora foi destruído pela água.

Desde quarta-feira, a equipe da Editora, com a ajuda de voluntários e terceirizados da Universidade, tem trabalhado incansavelmente para salvar o que restou dos livros, ao lado do trabalho de resgate dos documentos do Arquivo Geral da UFSM. O momento é triste, pois, além da aproximação da feira do livro de Santa Maria, estamos lidando com uma perda cultural e patrimonial dupla. Por ora, os pedidos de livros da Editora UFSM estão suspensos, em especial pela incapacidade de atendê-los.

Os autores e leitores serão informados dos próximos passos e de nosso plano estratégico para os próximos meses e também para a feira do livro da nossa cidade.

Neste momento, estendemos a todos força, energia e paz, na esperança de que estejam bem e seguros.

O trabalho seguirá, em prol do passado, do presente e do futuro da UFSM.