MEC e Inep promovem agenda sobre 20 anos do Sinaes com participação da UFSM

Instituição participa de painel sobre indicadores de educação superior

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) será uma das convidadas do evento alusivo aos 20 anos do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), que ocorre nesta quinta (25) e nesta sexta (26), em Brasília. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizadores da agenda, querem promover a reflexão e o aprimoramento do Sistema.

O Sinaes mensura a qualidade das instituições de ensino superior (IES), dos cursos, bem como o desempenho dos estudantes. A análise tem como base indicadores provenientes de fontes como o Censo da Educação Superior e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), operacionalizados pelo Inep.

Ao longo dos dois dias, na sede do MEC, IES de todo o país irão compartilhar experiências e debater perspectivas para o Sinaes. Na quinta, às 15h30, ocorrerá o painel “Cesta de Indicadores da Educação Superior: construindo uma avaliação multidimensional”. Os painelistas serão a coordenadora geral de Gestão de Exames e Indicadores da Educação Superior do Inep, Suzi Mesquita Vargas, o pró-reitor de Graduação da UFSM, Jerônimo Tybusch, e o presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFSM, Fernando Barbosa.

A “Cesta de Indicadores da Educação Superior” é tanto o nome para um conjunto de índices quanto uma plataforma online para a sistematização das informações. Parte dos indicadores estão consolidados e outros estão em estudo pelo Inep ou por instituições parceiras. Já a plataforma está em fase de desenvolvimento, a partir de projeto de pesquisa e desenvolvimento com a UFSM.

A instituição atua com a avaliação institucional de maneira efetiva desde 1999, com a aplicação dos primeiros instrumentos nesse sentido. Entre 2010 e 2013, integrou-se ao Sinaes e institui a Comissão Própria de Avaliação (CPA) enquanto processo e estrutura, vinculado à Pró-reitoria de Planejamento. Entre 2014 e 2017, investiu na avaliação externa e na autoavaliação. Entre 2018 e 2021, articulou a avaliação institucional ao Planejamento de Desenvolvimento Institucional (PDI). A partir de 2022, a avaliação passou a integrar as metas institucionais e começou a colaborar com o aprimoramento do próprio Sinaes a partir de projetos de pesquisa e desenvolvimento.

Programação do evento 20 anos do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes)

Quinta-feira (25)

9h30-11h – Abertura: Relembrando as origens do Sinaes
11h-12h – Perspectivas para o futuro: Propostas de aprimoramentos para a avaliação da educação superior
14h-15h30 – Mesa-redonda: Experiências nacionais e internacionais de avaliação da educação superior
15h30-16h30 – Cesta de Indicadores da Educação Superior: construindo uma avaliação multidimensional
17h-18h – Avaliação de Desempenho dos Estudantes: o novo Enade das licenciaturas

Sexta-feira (26)

9h-10h30 – Como observar as condições de oferta: avaliação in loco e autoavaliação
10h30-11h30 – Mesa-redonda: Acompanhando a trajetória do estudante e do egresso
11h30-12h30 – Mesa-redonda: Como visibilizar a extensão na avaliação da educação superior?
14h-15h15- Mesa-redonda: Como avaliar a educação a distância?
15h15-16h30 – Mesa-redonda: Avaliação, Regulação e Supervisão: um novo fluxo é possível
17h-19h30 – Reunião com as ações representativas