Entre os dias 25 e 27 de abril a UFSM sediará o I Encontro Nacional do PROFGEO, no Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da UFSM, em Silveira Martins. O evento vai reunir os treze coordenadores institucionais que, juntamente com a UFSM, compõem a Rede Nacional do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia. O objetivo é integrar as coordenações, docentes e discentes das Instituições Associadas ao PROFGEO para avaliar o percurso do programa na formação de seus estudantes, os principais problemas enfrentados e os pontos positivos alcançados, assim como discutir as políticas estratégias de curto, médio e longo prazo.
A programação conta, além dos espaços de avaliação e planejamento estratégico do programa, com as discussões de docentes e discentes, com a participação da Diretora de Educação à Distância da CAPES (DED/CAPES), professora Suzana dos Santos Gomes, que proferirá a palestra de abertura intitulada: “A CAPES e a formação continuada de professores da Educação Básica”. Também estará presente no evento o prof. Luis Reznik, Coordenador Adjunto da área de Ciências e Humanidades para a Educação Básica, a mais recente área de avaliação da CAPES a qual está vinculado o programa, que será responsável pela fala de encerramento, cujo título é “A pós-graduação e a formação de professores”.
O Coordenador Nacional do PROFGEO, professor Cesar De David, do Departamento de Geociências da UFSM, destaca a oportunidade que o encontro representa enquanto um fórum amplo e inclusivo de debates, frente aos desafios contemporâneos que envolvem o ensino de Geografia e a formação continuada de professores, propiciando um profícuo espaço de debate e troca de ideias para o diagnóstico de problemas e a busca de soluções conjuntas e efetivas para a promoção da qualificação da Educação Básica brasileira.
O PROFGEO, juntamente com o PROFMAT e o PROFHISTÓRIA, também presentes na UFSM, faz parte dos Programas de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica – ProEB, cujo objetivo é a formação continuada stricto sensu dos professores em exercício na rede pública de educação básica, política do Ministério da Educação – MEC, sob a execução da CAPES.
Programação
Dia 25 de abril – Quinta-feira
9:00 horas – Acolhimento e saudações iniciais: representantes institucionais
10:00 às 12 horas – Palestra de abertura: A CAPES e a formação continuada de professores da Educação Básica, com a Profa. Suzana dos Santos Gomes, Diretora de Educação à Distância da CAPES.
12:00 às 13:30 horas – almoço
13:30 às 17:00 horas – Panorama e avaliação do programa
– Os primeiros passos do PROFGEO: da implantação à formação da primeira turma – Prof. Cesar De David (PROFGEO – UFSM)
– Roda de conversa: Um balanço dos primeiros anos: desafios e possibilidades de superação (Coordenadores/as Institucionais)
20 horas – Jantar de Confraternização (por adesão).
Dia 26 de abril – Sexta-feira
8:30 horas – Recortes da produção do programa
Contribuições docentes:
– Recursos, demandas e estratégias para a docência na era digital – Prof. Valdir Steinke (PROFGEO – UnB)
– Construção de maquete de uma bacia hidrográfica como recurso didático para o ensino de Geografia – Prof. Rafael Bispo (PROFGEO – IFRO)
Contribuições discentes:
Grupo 1 – 9:30 – 10:15 (UnB)
Grupo 2 – 10:30 – 11:15 (UFGD, UERJ)
Grupo 3 – 11:30 – 12:30 (IFB, IFC, IFMG, UFSM)
12:30 às 14:00 horas – almoço
14:00 – 16:00 horas – Planejamento estratégico do PROFGEO: Os próximos passos
Grupo de Trabalho docente: Soluções e Diretrizes.
Grupo de trabalho discente: Demandas imediatas e futuras.
16:00 – Plenária de síntese: Encaminhamento das propostas
17:00 horas – Palavras de encerramento – “A pós-graduação e a formação de professores”, com o Prof. Luis Reznik, Coordenador Adjunto da área de Ciências e Humanidades para a Educação Básica.
Dia 27 de abril – Sábado
8 às 18 horas trabalho de campo – Unesco Mundial Geoparque Quarta Colônia
O evento tem como público principal docentes e discentes do PROFGEO, no entanto as palestras podem ser acompanhadas por demais interessados no tema, sem necessidade de inscrição prévia.