A Gare da Viação Férrea reuniu cerca de 8 mil pessoas na segunda-feira (11) para o primeiro dia de shows da Calourada 2024, segundo estimativas da Guarda Municipal. Atrações musicais marcaram o evento, que contou com a presença do rapper Rashid, pela primeira vez na cidade.
O reitor da UFSM, Luciano Schuch, esteve presente no evento, que é uma parceria entre a universidade e a Prefeitura de Santa Maria, e comentou os esforços conjuntos para a organização. “Temos uma cidade universitária que agora acolhe com segurança os estudantes, com uma estrutura preparada para isso”, destacou. O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, também enfatizou os esforços na segurança. “A palavra central é ‘planejamento’, estamos há muito tempo planejando o evento para receber com segurança todos os estudantes, com uma grande estrutura”, enfatizou o prefeito.
Quem passar pela Gare vai encontrar uma estrutura para venda de alimentos, com espaços que foram direcionados para organizações estudantis e são coordenados pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pela Liga Interatléticas de Santa Maria (Lism). Também há pontos gratuitos de hidratação e uma área de saúde, voltada para a distribuição de preservativos, autotestes de HIV e disponibilização de informações. A enfermeira Bianca Carneiro falou sobre a importância da Secretária de Saúde estar no evento. “Estamos desde o início juntos com a organização do evento, precisamos chegar nesses jovens, aproximá-los da conscientização e tornar natural falar sobre prevenção”, conta.
Para os calouros e calouras, é o momento de aproximação com os veteranos e de comemoração pela tão sonhada vaga. “Eu fiquei muito feliz de ter entrado no curso, a UFSM sempre foi um sonho para mim e eu fui muito bem recepcionada”, conta a caloura do curso de Gestão de Turismo Mariana Bolzan. A agora colega de curso Rubi Zancan complementa: “o pessoal foi muito receptivo com a gente e estou muito animada para a festa hoje, para aproveitar esse momento com os meus amigos”, destaca.
Quem também foi comemorar a aprovação na Gare foi a acadêmica de Produção Editorial Maria Bertoi Fleck, que contou estar empolgada para o novo ciclo. “Foi muito mais legal do que eu imaginava, os veteranos foram muito receptivos e eu estava empolgada para festa deste ano”, conta.
O DJ Vini Fantin deu início aos shows da noite, posteriormente foi seguido por Rafa Rafuagi e, em seguida, Rashid subiu ao palco mostrando muito carinho pelo povo da cidade. A noite terminou com o set do DJ Octave. A programação segue nos próximos dias e pode ser acessada aqui.
Texto: Milene Eichelberger, estudante de Jornalismo e estagiária da Agência de Notícias
Fotos: Ana Alicia Flores, estudante de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Lucas Casali