De autoria do professor Ricardo de Souza Rocha, docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM (Campus de Cachoeira do Sul), o livro Arquitetura Brasileira do Século XX: Ensaios para uma História Outra conquistou a premiação nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), na categoria Cultura Arquitetônica. Ao justificar a escolha da obra, a entidade afirma que “com o apoio de Luis Müller e da equipe da editora Annablume, Rocha propõe uma abordagem crítica, explorando grupos, indivíduos e trajetórias esquecidas pela historiografia tradicional. O livro destaca figuras como Berthold Lubetkin e Giuseppina Pirro, convidando o leitor a repensar as narrativas convencionais e promovendo uma visão mais abrangente da história arquitetônica do país”. A relação dos vencedores da premiação nacional, nas diferentes categorias, foi divulgada na última sexta-feira (23) na página do IAB no Instagram.
Em dezembro do ano passado, o livro já havia ganhado, na mesma categoria, o prêmio da seção gaúcha do IAB. Além disso, em 2022, na Premiação IAB (Edição do Centenário), Ricardo de Souza Rocha ganhou uma menção honrosa, ainda na categoria Cultura Arquitetônica, pela obra Livros, Leituras e Bibliotecas: História da Arquitetura e Construção Luso-Brasileira, livro publicado em 2020 pela Editora da Universidade de São Paulo (Edusp).
Os projetos vencedores na etapa nacional da Premiação IAB 2023 serão indicados para o concurso da Bienal Pan-Americana de Arquitetura de Quito, que ocorre de 18 a 22 de novembro.