Vestibular UFSM 2024 encerrou neste domingo

Estudantes comentam sobre a prova e o tema da redação

Com caneta na mão e coração esperançoso, estudantes deixavam os prédios onde prestaram o Vestibular da UFSM. A prova encerrou às 18h e 30min deste domingo (14). Durante os dois dias, os alunos realizaram 120 questões de linguagens, literatura, artes integradas, educação física e tecnologias. Além disso, nesta tarde, os vestibulandos também realizaram a prova de redação, que teve como gênero textual a Carta Aberta.

Neste ano, o tema foi: “o uso de elementos culturais fora do contexto original é uma forma de desrespeito ou de valorização do grupo de origem e da sua cultura?”. Os vestibulandos deveriam redigir uma carta aberta destinada à Ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Kássia tem boas expectativas para os resultados da prova

Para o professor de redação de um cursinho pré-vestibular, Mateus Klesener, o candidato já estava esperando pelo gênero textual solicitado. “Esse gênero requer atenção do candidato. Ele precisa estar atento porque exige uma interlocução. Foi exigido um destinatário específico, uma autoridade, em que o candidato, no momento da escrita, precisa usar uma linguagem adequada”, explica.

A estudante Kássia Tolfo, de 18 anos, aprovou o tema e para quem era destinada a carta aberta. “Eu achei tranquilo de escrever, não sei se a minha foi exatamente o que eu iria falar, porque eu tenho essa dificuldade, tenho muitas opiniões mas, na hora de escrever, é mais complicado, mas achei tranquilo”.

Mateus entende que o tema solicitado é desafiador para o estudante. “Ele exige um posicionamento, ele precisava situar muito bem o motivo de que estaria mandando a carta com base no comando exigido e lançar estratégias argumentativas para sustentar o posicionamento e convencer o corretor”.

Fim de semana de provas

Kássia, moradora de Caçapava que pretende cursar Administração, achou as questões da prova tranquilas, apesar de ter sido cansativo realizá-las em um dia quente. A UFSM é a primeira opção da estudante pela proximidade com sua cidade natal.

Thianna e Miguel conhecem bem a UFSM e sonham em continuar os estudos na Instituição

Thianna Hartmann, de 18 anos, concorda com Kássia nas questões terem sido tranquilas. “Tinham alguns conteúdos que eu sabia bem, que eu estudei, não tava tão difícil, não”. A estudante deseja cursar Engenharia da Computação e acredita que tem chances de passar. Ela e seu amigo, Miguel Paniz, que também realizou a prova, já estão familiarizados com o campus da UFSM, pois os dois são formados pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM).

Alguns treineiros realizaram a prova, como foi o caso de Guilherme Soares, de 16 anos. O estudante achou a prova tranquila e tá com expectativas de ir bem.

Avaliação do Processo Seletivo

Com índice de abstenção baixo, poucas intercorrências e tranquilidade para a realização das provas tanto do Vestibular quanto do Processo Seletivo Seriado, a avaliação da gestão da UFSM é que o fim de semana foi de muito sucesso. “Esse momento é de muita alegria e agradecimento para todos que trabalharam para que o Vestibular e o PSS acontecessem. O vestibular e a Universidade não estão isolados, trabalhamos juntos com a comunidade. Esse momento é histórico. É a Universidade voltando a ser protagonista nesse processo”, afirma o reitor da UFSM, Luciano Schuch.

A gestão da UFSM já está avaliando quando será realizado o próximo vestibular, mas antecipou que há grandes chances de acontecer no mesmo período do ano.

O gabarito preliminar das provas será divulgado na próxima segunda-feira (15).

Texto: Gabriel Escobar, estudante de jornalismo
Fotos: Ana Alicia Flores, estudante de desenho industrial