Ocorreu na manhã deste domingo (14), no Espaço Multiuso da UFSM, a segunda coletiva de imprensa do Vestibular 2024. Estiveram presentes a vice-reitora, Martha Adaime, o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, e o comandante da Companhia Rodoviária de Santa Maria, Thiago Nunes, que responderam às perguntas da imprensa.
De acordo com a organização, o percentual de abstenção desta manhã foi de 15,14%, um dos números mais baixos registrados em vestibulares da Instituição. Confira as abstenções registradas no primeiro dia de provas.
Foi anunciado, também, o tema da prova: Amazônia. Jerônimo explicou que o assunto foi disposto de maneira interdisciplinar, tratando de questões climáticas, biodiversidade, geopolítica, entre outras.
De acordo com o pró-reitor, pelo menos sete vestibulandos se atrasaram para a prestar a prova, mas isso não ocorreu por conta do trânsito. O comandante Nunes relatou que o trânsito fluiu de maneira positiva na manhã de hoje. “Tivemos bastante movimentação no bairro Camobi, mas hoje, positivamente, tivemos um trânsito bastante tranquilo. O comando rodoviário estava a postos em ambas as rótulas da avenida Roraima, em nenhum momento precisamos intervir no fluxo normal”, afirma Nunes. Apenas uma ocorrência no trânsito foi registrada: uma colisão entre uma motocicleta e um carro. O comandante explica que se tratou de uma autolesão, uma vez que a moto andava pelo acostamento. Ainda de acordo com Nunes, nenhum vestibulando foi prejudicado por conta da movimentação de carros. Cerca de 15 mil veículos já transitaram pela UFSM desde ontem.
Ao todo, 600 colaboradores contribuem com a realização do Vestibular. Martha destaca o trabalho da organização. “A logística toda está funcionando muito bem, temos uma equipe super empenhada. Até o momento, está tudo acontecendo dentro da normalidade”, diz. Além disso, a vice-reitora falou sobre a importância do espaço da UFSM para aqueles que chegam se sentirem bem. “A Universidade é um espaço maravilhoso. As pessoas vêm, ficam à sombra, sentam, tomam seu chimarrão, aquele aspecto de família envolvida no Vestibular”, comenta.
Texto: Gabriela Leandro e Laurent Keller, estudantes de Jornalismo
Fotos: Daniel Michelon De Carli
Edição: Ricardo Bonfanti