Vestibular de verão da UFSM retorna a Santa Maria

Boas expectativas para o Vestibular acompanham os candidatos que vieram realizar a prova neste sábado

Dafne aguardava o início da prova (foto: Ana Alicia Flores)

Com mais de 13 mil inscritos, o Vestibular de verão da UFSM voltou a ser realizado em cidades no Rio Grande do Sul e em outros dois estados. Ao todo foram mais de 10 mil pessoas inscritas no vestibular e mais de 3 mil candidatos no Processo Seletivo Seriado (PSS) 1 estão aptos a realizar a prova na tarde deste sábado (13). Desde a manhã os candidatos e suas famílias chegaram aos locais de provas vindos de diferentes regiões e com grandes expectativas para a realização do exame.

As provas começaram às 13h30min e vão até às 16h30min. Os candidatos devem responder 40 questões nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens. As provas estão sendo realizadas em Cachoeira do Sul, Curitiba, Florianópolis, Frederico Westphalen, Palmeira da Missões e Santa Maria. Além disso, os estudantes do 1º ano do ensino médio realizam a prova do PSS, que está sendo realizada nas cidades de aplicação do Vestibular e nas cidades de Caxias do Sul, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Pelotas e Uruguaiana.

Expectativas para o vestibular

Em diversos prédios do campus sede da UFSM, vários candidatos esperavam ansiosos pela abertura dos portões e o começo da prova de hoje. Dafne de Souza, que aguardava entre os prédios 74B e 74C, estava acompanhada do pai. A jovem, que tem 18 anos e veio de Gravataí, sonha cursar Jornalismo na UFSM. Ela afirmou ter grandes expectativas para a prova e que se preparou bem no ano passado para realizá-la hoje. “De federal, a UFSM é uma das faculdades que mais me interessa e quando eu vi que tinha o curso que eu queria, achei que seria uma oportunidade”, afirmou Dafne.

Maria Isabel e Franciele tinham boas expectativas para a prova de hoje (foto: Ana Alicia Flores)

Maria Isabel Lefle aguardava a abertura dos portões perto do prédio 74C. Ela veio de Ijuí e quer cursar Relações Internacionais na UFSM. Maria conta que veio para Santa Maria acompanhada de sua mãe e namorado e que a preparação aconteceu durante os três anos do ensino médio. A mãe de Maria Isabel, Franciele Lefle Dluzniewske, respondeu emocionada que tem grandes expectativas para a filha entrar na universidade. “A universidade para mim é um sonho e tem tudo para ela conseguir a aprovação, e eu gosto muito da cidade e a UFSM tem tudo para desenvolver um jovem e abrir portas para o futuro.”

Importância do apoio familiar

De acordo com dados da Pró-Reitoria de Graduação da UFSM, 55% dos vestibulandos não residem em Santa Maria, como é o caso da estudante de 19 anos, vinda de Sobradinho (cerca de 140 km de distância), Mariana Busatto. A jovem, que pretende cursar Odontologia, conta que precisou sair cedo da manhã de sua cidade para chegar ao local de realização da prova com antecedência, o que, segundo ela, só foi possível graças ao apoio familiar. “A família toda veio acompanhar [risadas]. Minha mãe e minha vó me trouxeram de Sobradinho e minha tia que mora aqui veio junto. Então eu tive o apoio de todo mundo, uns me trouxeram, a tia me abrigou aqui’’, relata a jovem, que realizará a prova pela primeira vez.

Também vindo de fora, Flávio Henrique Lopes, de 17 anos, veio de Ijuí (cerca de 180 km de distância) junto com os pais para prestar seu primeiro vestibular após concluir o ensino médio. Para chegar à Universidade antes da abertura das salas (às 12h30min), a família saiu de casa às 7h e afirma não ter enfrentado problemas de trânsito para entrar na UFSM. Em 2023, Lopes participou como treineiro e conta que a sensação é diferente. “Pode ser que esteja mais difícil agora que é pra valer, tô sentindo um pouquinho mais de nervosismo’’. Ansiosos junto com o filho, os pais do vestibulando de Direito afirmam estar na torcida pela aprovação do jovem e devem seguir no entorno do prédio de realização da prova até o momento final.

Simoni e Anderson vieram acompanhar a filha Fernanda (foto: Gabriel Escobar)

Uma família de São Sepé também se acomodou no campus para aguardar a realização da prova e prestar apoio às vestibulandas. Rosane Rosa Rodrigues e Pedro Leão vieram acompanhar a filha Rafaela Rodrigues e a amiga Rafaela Corrêa Luiz. Eles se deslocaram no início da manhã e optaram por acompanhar esse momento de perto. “Filho da gente tem que estar sempre junto. Precisamos dar todo apoio para que eles possam fazer o melhor, porque o que eles decidem hoje é aquilo que vão ser no futuro”, afirma Pedro.

Até quem é de Santa Maria aproveitou o dia de sol no campus para acompanhar os vestibulandos. Simoni Oliveira de Morais e Anderson Valente se acomodaram nas sombras do Colégio Politécnico para apoiar a filha Fernanda, de 18 anos, antes do início da prova. Para eles, é fundamental estar presente em momentos como esse. “Estamos sempre acompanhando ela, é muito importante esse apoio. Com certeza vai dar certo”, conta Anderson. Para Fernanda, que almeja ingressar no curso de Odontologia, a expectativa é alta, principalmente porque já teve a experiência no Vestibular Extraordinário, no qual pôde identificar em quais áreas tem mais dificuldade.

Ana Luiza Rubert Buzzatto, também de Santa Maria, veio acompanhada da mãe, Izelda Buzatto. Nos minutos que antecederam a entrada no prédio, o momento era de ansiedade, especialmente pelo desejo de ingressar na UFSM, no curso de Odontologia. “A expectativa está alta porque a UFSM é a minha primeira opção, por eu ser daqui e por ser uma universidade conhecida e renomada”, conta a vestibulanda de 20 anos.

Texto: Laurent Keller, Mariane Machado e Thais Immig, estudantes de Jornalismo

Edição: Lucas Casali