Confira como ficará o trânsito em direção à UFSM e acessos ao Campus Sede

No próximo fim de semana, 13 e 14 de janeiro, acontecem as provas do Vestibular UFSM 2024. Com a previsão de intenso fluxo de carros na direção do Campus Sede, em Camobi, a Universidade, juntamente com Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento Municipal de Trânsito (DMT) organizou esquemas de trânsito para facilitar o acesso aos locais de prova.

Além de placas sinalizadoras, equipes da PRE e PRF estarão em pontos estratégicos para orientar o fluxo e auxiliar os motoristas.

• Próximo à rodoviária de Santa Maria, no cruzamento entre as ruas General Neto e Pedro Pereira, no sentido centro-Camobi, haverá controle de trânsito para evitar congestionamento. O monitoramento será realizado, no sábado, entre 11h e 13h. No domingo, entre 6h e 7h30.
  • Neste cruzamento, haverá alterações: quem trafegar na RSC 287, sentido UFSM – centro, deverá acessar a alça do viaduto para ingressar na Av. Fernando Ferrari, sem poder acessar a Pedro Pereira. O local estará sinalizado com cones e equipes da Superintendência de Trânsito de Santa Maria estarão no local para prestar apoio. Esta alteração valerá no sábado, entre 11h e 13h, e no domingo, entre 6h e 7h30, e visa reduzir o fluxo no semáforo.
  • Na Avenida Roraima, todos os retornos à esquerda estarão fechados;
  • Na Avenida Roraima, será permitido o embarque/desembarque apenas de ônibus. O desembarque de carros deve ser feito somente nas ruas que dobram à direita;
  • Estudantes da Instituição estarão em pontos de ônibus da cidade, identificados, para auxiliar e dar informações para aqueles que utilizarão o transporte público;
  • Dentro do campus, uma equipe de estudantes identificados estará circulando para auxiliar os candidatos a se localizarem nos prédios de prova;
  • Ônibus fretados deverão estacionar no Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (antigo Centro de Eventos);
  • Para os servidores do HUSM, a orientação é que utilizem o acesso CCS – via Estrada Municipal Pedro Fernandes da Silveira.

O endereço completo de todos os locais de prova pode ser consultado aqui para as provas do vestibular e aqui para provas do PSS.

Acesso ao Campus

No sábado e no domingo, três acessos ao campus estarão abertos a partir das 06 horas da manhã:

1. Entrada Principal – via Avenida Roraima
  2. Acesso  Pains – via Estrada Municipal Sílvio Schirmer
  3. Acesso CCS – via Estrada Municipal Pedro Fernandes da Silveira

O acesso ao interior dos prédios da universidade é restrito aos candidatos. Acompanhantes deverão permanecer em locais abertos do campus.

Confira os bares e lancherias que estarão abertos nos dias de prova.

Horários de ônibus para o Campus Sede

A  Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) de Santa Maria informou que as linhas do transporte coletivo com destino ao Campus Sede, com saída do centro (Rua Vale Machado) e T. Neves – Campus, serão reforçadas.

Sábado (13)

Saída da Rua Vale Machado: a partir das 11h, com partidas a cada 5 minutos. Retornos serão reforçados conforme a necessidade;

Saída da T. Neves: 11h45, com retorno às 16h45.

Domingo (14)

Saída da Rua Vale Machado: a partir das 6h, com partidas a cada 5 minutos. Retornos serão reforçados conforme a necessidade;

Saída da T. Neves: 6h30 e 11h45, com retorno às 18h45.

A orientação é para que os usuários do transporte coletivo utilizem o aplicativo Urmob.

Localização no Campus

Nos mapas abaixo é possível visualizar os prédios em que serão aplicadas as provas e a rota de ônibus dentro do Campus Sede. Próximo ao CCNE haverá um local para informações sobre os prédios de realização das provas e banheiros químicos. No largo do Planetário, empresas parceiras estarão realizando ações diversas. Também terá banheiros químicos para aqueles que estiverem pelo Campus aguardando os vestibulandos.

Foto: Ana Alicia Flores, bolsista da Agência de Notícias/Arquivo