O Programa Progredir Geoparque Quarta Colônia, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria, realizou, na última quinta-feira, 14, a formatura de 11 cursos nos municípios de Restinga Sêca e de Silveira Martins. Mais de 180 certificados foram entregues aos participantes dos cursos ofertados pelo programa em 2023 no território do Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO.
Para a responsável pelo Progredir junto à UFSM, Angelita Zimmermann, a conclusão do programa no Geoparque ressalta a importância do Progredir para o reconhecimento das particularidades e das potencialidades deste local. Angelita ainda destacou a superação dos desafios que se apresentaram ao longo dos dois anos do Progredir e que permitiram a reflexão de coisas naturalizadas no dia a dia que podem ser ressignificadas.
No município de Restinga Sêca, a formatura marcou a conclusão dos cursos de Afroturismo e Comunidades Quilombolas; Pintando e Bordando no Geoparque Quarta Colônia; A Arte de Transformar Receitas Tradicionais em Funcionais – Higiene, Preparo, Elaboração e Divulgação; Produção de cerveja artesanal; Oficina de culinária básica; e Domínio Comum: Cultura e Turismo na Quarta Colônia.
Em Silveira Martins, foi realizada a entrega dos certificados de Curso de composição e narrativa fotográfica; Produção de flores e plantas ornamentais; Língua Vêneta; Noções de contabilidade e precificação; e Domínio Comum: Cultura e Turismo na Quarta Colônia.
Para a docente da UFSM e instrutora de cursos no Progredir, Magda Aita Monego, mesmo com o encerramento deste ciclo do programa, a rede de contatos e de conexões se mantém no território, reforçando o compromisso da Universidade com a Quarta Colônia. Magda também lembrou da importância do Progredir para a autoestima dos participantes e do incentivo para que elas acreditassem em si mesmas ao concluir as formações.
O Programa Progredir Geoparque Quarta Colônia foi uma ação desenvolvida pela UFSM, por meio da PRE, em parceria com os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) dos nove municípios do território e com o financiamento do Ministério do Desenvolvimentos e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Governo Federal). O Progredir teve duração de dois anos (2022-2023), conforme estabelecido no plano de trabalho.
Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação Progredir Geoparque Quarta Colônia