Evento celebrou os 50 anos da Subdivisão de Projetos do CCSH

A Biblioteca Setorial do CCSH recebeu a solenidade em homenagem ao cinquentenário do Gabinete de Projetos

A Subdivisão de Projetos do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) comemorou, em 2023, seus 50 anos. Na última quinta-feira (7), o CCSH celebrou o cinquentenário do gabinete, em um evento na Biblioteca Setorial do CCSH. Foi exibido o vídeo comemorativo (desenvolvido em parceria com o Estúdio 21), que inclui entrevistas com diversos servidores que atuaram e atuam na subdivisão, ex-diretores e membros das comissões do centro. Também foram convidados os ex-chefes, que receberam uma homenagem da direção pela sua contribuição ao antigo Geaic.

A exposição “50 Anos de Produção de Projetos de Extensão no Centro de Ciências Sociais e Humanas”, idealizada pelas arquivistas da UFSM Cristina Strohschoen dos Santos e Josiane Ayres Sfreddo da Roza, também foi lançada no evento, e pode ser visitada presencialmente, até o final de 2023, no hall do prédio 74C, e permanentemente na página “Memória e Arquivo”, disponível no site do CCSH. A exposição é um desdobramento do “Índice Cronológico de Projetos de Extensão“, desenvolvido por Josiane e disponibilizado como fonte de pesquisa e assessoramento à comunidade.

Também foram lançados os “Relatos de Extensão”, uma série de matérias sobre os projetos de extensão do CCSH contemplados com recursos do Fundo de Incentivo à Extensão (Fiex) no ano de 2023. Eles reforçam a importância desses projetos na formação dos estudantes, seu impacto nas comunidades em que são desenvolvidos e as trocas tecidas entre as partes envolvidas. No evento também foram premiados os vencedores do 2º concurso fotográfico “Olhares sobre o CCSH”.

História do Gabinete de Projetos

O Gabinete de Projetos do CCSH surgiu em 1973 e foi o primeiro órgão da UFSM a assessorar e auxiliar projetos de ensino, pesquisa e extensão. Por ser o único da instituição, o nomeado GaPro prestava suporte a outros centros da universidade.

Em 1984, a unidade recebe o nome de Gabinete de Estudos e Apoio Institucional e Comunitário (Geaic). Na década de 90, os gabinetes de projetos se tornaram órgãos institucionais, responsáveis pelo apoio técnico, registro, acompanhamento e avaliação de projetos.

Após uma reestruturação universitária em 2022, o Geaic ganhou o nome de Subdivisão de Projetos, que atualmente assessora os quase mil projetos de ensino, pesquisa e extensão registrados.

Texto e foto: Subdivisão de Comunicação do CCSH