CCNE na Praça: evento expôs atividades da Unidade para a população de Santa Maria

Objetivo foi aproximar a comunidade da Universidade

No último sábado, dia 25, ocorreu o evento “CCNE na Praça” na Praça Saldanha Marinho, no centro de Santa Maria. O objetivo foi expor os cursos e projetos do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) para a população que transitava no calçadão da cidade. A iniciativa foi organizada por estudantes da disciplina de Assessoria de Relações Públicas e contou com o apoio da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

De acordo com Thaiani Cardoso, uma das organizadoras, o principal propósito foi aproximar a comunidade com o meio acadêmico a partir de um evento na praça. “O pessoal vem e se encanta, não esperam ver tantas coisas fantásticas que tem por aqui” complementa. A iniciativa contou com exposições de réplicas do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (Cappa), jogos didáticos da Central de Tutoria, visualização de células e animais com os cursos de Ciências Biológicas, predição de alturas e quiz da Estatística, exposição do Jardim Botânico, experimentos e quiz da Física, apresentações e jogos pedagógicos da Geografia, jogos e projetos de pesquisa da Matemática, entre outros. Também foram apresentadas as atividades do Programa de Educação Tutorial (PET) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Com tantas atrações, o evento chamou a atenção de várias pessoas que lotaram o local, curiosas para saber mais sobre o que era mostrado, interagir com os estandes ou tirar dúvidas sobre assuntos de interesse, como animais expostos pelo curso de Ciências Biológicas, fosseis exibidos pelo Cappa ou plantas que podem ser utilizadas para fazer um telhado verde. Além disso, quem parava para ver o evento contava com o auxílio de alunos, professores e servidores do Centro para entender melhor sobre o assunto. Cristiane Chaves, graduanda em estatística, conta que muitas das pessoas que paravam para saber mais do curso nem o conheciam e que na feira ela e seus colegas puderam explicar melhor sobre a graduação para os interessados. Já o servidor do Cappa, Flávio Augusto Pretto, comenta sobre a atenção que os fósseis recebem da população, mostrando como o Centro possui um grande potencial de atrair pessoas para a Universidade e para a ciência.

Entre as atividades, também aconteceu a distribuição da 13ª edição da Revista Arco. Graziela Rocha, estudante de jornalismo que auxiliou na distribuição e acompanhou o evento, destaca a receptividade do público que passou pelo local. A aceitabilidade foi maravilhosa! As pessoas perguntavam a respeito da revista, como que ela era produzida, quem tinha feito, como era selecionado o conteúdo…  É muito bom poder dialogar e explicar esses processos para o público. Foi uma experiência muito positiva que deveria se repetir. Essa divulgação e essa conversa no centro de Santa Maria, para as pessoas que não estão envolvidas e que não estão dentro da Universidade, é extremamente importante, não só para a comunicação, mas para a divulgação daquilo que é feito na Instituição”, reflete Graziela.

Esta foi a primeira edição do “CCNE na Praça”, entretanto Thaiani comemora o sucesso do evento que recebeu um público maior do que o esperado: “Nosso trabalho se encerra agora no final do ano, mas espero que deem continuidade porque foi um evento muito lindo e bacana, que engrandece tanto os alunos que participam, quanto as pessoas que conseguem ter contato”, comenta a estudante.

Texto e foto: Isadora Piovesan, estudante de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques

Notícia vinculada a