Homenagem à Maria Luiza Ritzel Remédios acontece nesta quarta-feira

O Laboratório Corpus, a Direção do Centro de Artes e Letras (CAL) e o Programa de Pós-graduação em Letras realizam uma homenagem à professora Maria Luiza Ritzel Remédios, falecida no início de maio passado. A merecida homenagem acontecerá dia 8 de agosto, no anfiteatro Caixa Preta (CAL) e contará com uma mesa-redonda, às 14h, composta por amigos, ex-alunos, colegas e admiradores da homenageada.

Já confirmaram presença as professoras Maria da Glória Bordini (PUC/RS), Sílvia Niederauer (Unifra), Helena Carvalhão Buescu (Universidade de Lisboa), Amanda Scherer, diretora do Laboratório Corpus, o professor Pedro Brum Santos, diretor do CAL, bem como o filho da homenageada, João Antônio Remédios. Na mesma ocasião será lançado o livro Transversais da Memória, organizado pela homenageada e editado pela UFSM, em 2012.

Sobre Maria Luiza Ritzel Remédios

Nascida em Santa Maria, em 19 de junho de 1942, Maria Luiza Ritzel Remédios licenciou-se em Letras (Português-Francês) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC), agregada à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1964. Obteve mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC) em 1975 e doutorado pela mesma instituição em 1983. Obteve pós-doutorado pela Universidade de Coimbra, em Portugal, com pesquisa sobre literatura angolana, em 1987, mesmo ano em que chegou a professora titular. No ano seguinte, aposentada pela UFSM, ingressou como professora no Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, onde fundou o Centro de Estudos Portugueses (CECLIP) e permaneceu até sua morte. Maria Luiza comandou, junto à PUCRS, a organização dos acervos dos escritores Reynaldo Moura (1988 – 2001) e Josué Guimarães (1996 – 1999) e o início da organização do acervo de Moacyr Scliar. Remédios incentivou no sul os trabalhos sobre a produção literária dos países de língua portuguesa.