Em sua 2ª edição, evento Brasil Terra Indígena acontece de 23 a 27 de outubro na UFSM

Um dos objetivos do evento é valorizar o conhecimento indígena na universidade

A UFSM, junto com o Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin), promove a segunda edição do Brasil Terra Indígena, de 23 a 27 de outubro, com o tema “O futuro é ancestral”. O evento visa reforçar a presença indígena na universidade e debater os desafios para que esta se torne mais inclusiva. Com a escolha do tema, pretende-se buscar na sabedoria de antepassados a interconexão com a natureza e, assim, soluções para as problemáticas atuais, como demarcação de terras, preservação de biomas e desigualdades.

A programação do Brasil Terra Indígena inclui uma variedade de atividades na Casa do Estudante Indígena, as quais incluem palestras, oficinas de pinturas corporais, rituais tradicionais, apresentações de trabalhos de estudantes indígenas e compartilhamento da cultura ancestral indígena. Além disso, o evento contará com a presença da deputada federal Célia Xakriabá, para o painel “Mulheres: corpos territórios indígenas em resistência”. O evento também conta com o apoio da Yandê – Liga Acadêmica de Assuntos Indígenas, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e do Projeto Caipora – Etnomídia Indígena como Prática Decolonial.

As inscrições podem ser feitas no link.