38ª JAI terá início na segunda (23) com entrega de prêmios e palestra

Anúncio do vencedor do Prêmio Tese e palestra com astrofísico e escritor estarão entre os destaques da abertura

A abertura oficial da 38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM será realizada na próxima segunda-feira (23), às 8h30, no Centro de Convenções da UFSM. Na ocasião, com a presença de autoridades, haverá a entrega dos Destaques Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da UFSM. A cerimônia também será marcada pela entrega das menções honrosas e revelação do vencedor do Prêmio Tese 2023.

Na sequência, haverá a palestra de abertura da JAI, “Oralituras: Divulgação Científica e Tecnológica para ‘Adiar o Fim do Mundo'”, com o astrofísico, escritor e professor no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Alan Alves Brito. Ele se dedica a estudar pautas como a evolução química de diferentes populações estelares da Via Láctea, educação e divulgação de Astronomia e Física, incluindo questões decoloniais, étnico-raciais, de gênero e suas intersecções nas ciências exatas.

Alan é autor de livros que buscam popularizar a ciência e gerar inclusão. Em 2020, sua obra escrita em parceria com Neusa Teresinha Masson “Astrofísica para a Educação Básica: A Origem dos Elementos Químicos no Universo” foi finalista do Prêmio Jabuti. Atualmente, Alan é diretor do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos e busca uma ciência antirracista.

A programação da JAI é composta pela 6ª JAI Jovem, Maratona de Inovação, 2ª JAI Mirim, 18º Salão de Extensão, bem como apresentações de trabalhos, diversas palestras, atividades satélites e culturais.

Confira a programação completa e mais informações no site da JAI.