Inicia o XXVII Festival Internacional de Inverno da UFSM

Na manhã do dia 29 (domingo), todos os assentos da Igreja de Corpus Christi, no distrito de Vale Vêneto, estavam preenchidos.  A cerimônia de abertura do XXVII Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da XXVII Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto atraiu centenas de pessoas para o pequeno distrito de São João do Polêsine. Além de autoridades locais e da Universidade, estavam presentes a comunidade e visitantes de Santa Maria e região.

A cerimônia, conduzida por Roberto Montagner, teve a celebração da missa pelo pároco de Vale Vêneto, padre Valentin Pizzolatto. Durante o cerimonial, houve apresentações da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, regida pelo maestro Cláudio Antonio Esteves.

A primeira autoridade a fazer uso da palavra foi o coordenador da XXVII Semana Cultura Italiana, Luis José Pivetta. Nas palavras de Pivetta, na semana que seguirá: “O Vale deixará de ser silencioso e pacato e se transformará em musical, sonoro e cheio de alegria”. O coordenador encerrou sua fala acolhendo o público da maneira mais apropriada à situação: “Benvenutti tutti a Vale Vêneto”.

Representando a equipe organizadora do Festival, a coordenadora do XXVII Festival de Inverno, professora Vera Portinho Vianna, ressaltou o sucesso do evento com o número de 197 inscritos, dizendo que “este é o Festival que queremos fazer”.  Agradeceu a todos que o tornaram possível e convidou os presentes a prestigiarem o evento que se prolonga nos próximos dias. “Espero vocês durante a semana”, convidou.

O vice-prefeito do município de São João do Polêsine, Altair Fernandes Pauletto, salienta que os dois eventos, que acontecem em paralelo, completam-se e formam uma atmosfera cultural, resultando numa perfeita união entre cultura musical e cultura étnica.

Encerrando os pronunciamentos, o reitor da UFSM, professor Felipe Martins Müller, relembrou a previsão de que esse seria o maior e melhor Festival de Inverno da história da UFSM. E, afirmou que se conseguiu “colocar no papel e na ação tudo que era preciso” para tornar essa proposta realidade. O reitor destacou a Orquestra Sinfônica como a única pertencente a uma universidade no sul do Brasil, exemplificando a atenção da UFSM com questões culturais.  E garante, que graças aos apoios, “o XXVIII Festival Internacional de Inverno vai ocorrer!”.

Após a cerimônia de abertura, continuou a celebração da missa. Enquanto isso, perto do meio- dia os gramados verdes nos arredores da Igreja já estavam ocupados pelo público, que foi prestigiar o evento e desfrutar da gastronomia oferecida no almoço que sucedeu a cerimônia.

Com informações da Agência Experimental de Relações Públicas (AGERP/UFSM).