Quem passou pelo descubra na manhã desta sexta-feira (29) pôde conferir em primeira mão as novidades nos processos seletivos para UFSM no próximo ano, como o retorno do Processo Seletivo Seriado (PSS) e as datas do Vestibular 2024. Ambas as provas serão realizadas nos dias 13 e 14 de janeiro. As habilidades que serão exigidas para os dois processos seletivos já estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
O PSS e o Vestibular serão divididos em três avaliações iguais e que serão realizadas simultaneamente. O PSS 1 será realizado no sábado à tarde, assim como a Prova 1 do Vestibular. No domingo de manhã ocorrem o PSS 2 e a Prova 2 do vestibular. O PSS 3 e a Prova 3 do Vestibular ocorrem no domingo à tarde. O aluno que realizou as provas anteriores do PSS e está inscrito no vestibular poderá escolher qual prova irá prestar, com base no seu desempenho nas edições anteriores do Processo Seriado e nos dias anteriores do vestibular. Cada dia de avaliação terá 40 questões, além da redação que será realizada no último dia. A quantidade de perguntas para cada área do conhecimento também pode ser vista no site da Prograd.
O PSS será aplicado nas sete mesorregiões do Rio Grande do Sul e nas capitais do sul do país – Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. A expectativa é de que no próximo mês ocorra a abertura do edital que selecionará as escolas onde serão aplicadas as provas, com preferência para as instituições públicas de ensino. Cada região deverá ter uma escola, enquanto Porto Alegre deve ter de três a quatro. O Vestibular será realizado nos campis da UFSM: Santa Maria, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul.
Vale ressaltar que o aluno do Ensino Médio deve cursar o ano que corresponde a etapa do PSS – 1º ano para PSS 1, 2º ano para PSS 2 e 3º ano para PSS 3. Já o vestibular continua a ser realizado de forma única, e necessita apenas de uma inscrição. A inscrição para os interessados em qualquer um dos cursos da instituição será realizada pelo site da UFSM. Além das inscrições para participar da prova, as escolas poderão se cadastrar para aplicá-la.
Outra novidade para os que pretendem estudar na UFSM é a abertura de processos seletivos exclusivos para pessoas com deficiência, transexuais, população com 60 anos ou mais medalhistas em competições de conhecimento e atletas de alto rendimento. Para atender a esses grupos, serão criadas vagas extras além das destinadas para os processos seletivos.
Em 2024 e 2025 o ingresso continua a ser realizado via SISU e Vestibular, com 70% e 30% das vagas para cada modalidade, respectivamente. A Partir de 2026, quando será realizado o Processo Seletivo Seriado para alunos do terceiro ano, o PSS passa a ser mais uma modalidade de ingresso na UFSM e corresponderá a 40% das vagas disponíveis. Sisu e Vestibular irão preencher 30% dos restante das vagas cada um.
Segundo o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, o objetivo com a volta do PSS é a aproximação com as escolas, já que a modalidade permite um contato mais intenso da universidade com as Instituições de Ensino Básico. Ele ressalta que o Vestibular Extraordinário, realizado em julho de 2023, serviu como teste para as novas formas de ingresso: “o preenchimento foi muito positivo, tanto o SiSU, quanto o vestibular preencheram bem. Nós temos uma expectativa que com o Seriado consigamos retomar uma rede que nós tínhamos anteriormente com as escolas”, destaca o Pró-reitor.
Ainda é cedo para estimar o público que participará do PSS, mas Tybusch destaca que no vestibular extraordinário, foram dez mil pessoas, um número bastante expressivo e que deve ser ultrapassado pelo PSS, já que a modalidade terá aplicação em todo o estado e será expandida para outras partes do Sul do país.
Alunos e professores já estão atentos às mudanças
Júlia Morais de Souza está no último ano do ensino fundamental pela escola Escola Municipal de Ensino Fundamental Dinah Néri Pereira, de Cachoeira do Sul, e vai utilizar o Ensino Médio para decidir entre os cursos de Arquitetura ou Medicina e também qual campi da UFSM que irá estudar, já que a universidade oferece o curso de Arquitetura tanto no campus de Santa Maria quanto no de Cachoeira do Sul. “É a primeira vez que venho para o campus de Santa Maria e o tamanho da estrutura é impressionante e as explicações sobre os cursos são ótimas. Com certeza isso é um grande incentivo para decidir seguir no ensino superior e para começar a minha preparação assim que iniciar o Ensino Médio”, afirma a aluna.
As colegas Rayssa Lasch e Raissa Teixeira, alunas do terceiro ano do Instituto São José, em Santa Maria, já estão atentas às mudanças dos processos de ingresso da universidade. As duas participaram este ano do Vestibular Extraordinário e pretendem fazer parte do PSS no início do ano. Rayssa chegou a passar em farmácia através do vestibular, mas sonha em ingressar no curso de Psicologia da UFSM. Já Raissa não aplicou a nota da última prova, mas sonha com medicina. A dupla não só partilha o nome e a escola, mas pretende dividir espaço no campus da UFSM no ano que vem.
Já Kaylani Libardi Dias, estudante do terceiro ano no Colégio Estadual Getúlio Vargas, veio de São Borja buscar a confirmação entre os dois cursos pretendidos: fonoaudiologia ou direito. Mas uma coisa é certa, ela quer entrar na UFSM. Embora, ainda não tenha tentado nenhuma modalidade de ingresso na instituição, pretende fazer o vestibular para entrar no ano que vem.
Os professores de escolas da região também se preparam para as mudanças. Mariângela Branco, professora de matemática na Escola Estadual Bom Conselho, em Silveira Martins, conta que o trabalho de preparação já está sendo realizado através de conversa, trabalho nos conteúdos, indicação de sites e materiais. Para ela, a volta do PSS ajuda na instrução dos alunos. A professora Raquel Muller, também acredita que o retorno da modalidade auxilia, pois instiga os alunos a se dedicarem desde o início do Ensino Médio. Ela conta que estimula os alunos a tentarem ingressar: “falei com eles hoje ‘podem vocês estarem aqui no ano que vem”, conta a professora de matemática.
Denise Quaiatto, professora de História no Colégio Fátima avalia que a volta do Processo Seriado pode trazer mais oportunidades para os alunos apresentarem bom desempenho nas provas por cobrar conteúdos trabalhados durante o ano letivo, além de aumentar o comprometimento dos estudantes com as disciplinas. “O processo aumenta o compromisso das escolas e professores de vencer os componentes curriculares previstos para aquele ano, além de incentivar os alunos para não deixar a preparação para última hora”, destaca.
Porém, para alguns professores o obstáculo é um pouco maior. Aline Camares é formada e pós-graduada pela UFSM e leciona na escola Escola Estadual de Educação Básica Irmão José Otão. Ela entende a relevância da instituição e das oportunidades oferecidas por ela, mas diante da realidade periférica de Santa Maria, o trabalho com os alunos começa através da conscientização da importância da UFSM. “Foi um grande passo a gente conseguir trazer eles, é meio devagar até para conscientizar. É um trabalho lento, mas que vamos fazendo passo a passo”, relata Aline.
Texto: Júlia Weber, estudante de Jornalismo e estagiária, e Bernardo Silva, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Gabriel Escobar, estudante de Jornalismo e voluntário da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista