Datas e demais informações sobre o Vestibular e o PSS da UFSM em 2024 são apresentadas
Apresentação ocorreu durante a programação do Descubra UFSM
Publicado em . Atualizado
Integrando a programação do Descubra UFSM, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) apresentou na manhã desta sexta-feira (29) as datas das provas e as habilidades que nortearão o Programa de Conteúdos do Vestibular UFSM e do Processo Seletivo Seriado (PSS) da Instituição. Os visitantes do Descubra UFSM tiveram a oportunidade de saber mais sobre a estrutura das futuras provas para ingresso nos cursos da Universidade.
O pró-reitor de Graduação, professor Jerônimo Tybusch, apresentou as diversas formas de ingresso na UFSM, em especial o Vestibular e o PSS, com destaque para a apresentação de datas e informações sobre estes processos. Nos próximos dois anos, em 2024 e 2025, 70% das vagas serão preenchidas pelo Sisu e 30% pelo Vestibular.
As vagas pelo Processo Seletivo Seriado estão previstas para a partir de 2026. Para fazer a primeira prova do seriado (PSS1), o aluno precisa estar matriculado no 1º ano do ensino médio. No final do processo, quando estiver no 3º ano, poderá fazer a prova do PSS3 ou do Vestibular. As provas do Vestibular e do PSS serão iguais.
O Vestibular e a primeira prova do PSS serão realizados em janeiro de 2024:
Prova 1: dia 13 de janeiro, das 13h30 às 16h30, com 40 questões;
Prova 2: dia 14 de janeiro, das 8h às 11h, com 40 questões;
Prova 3: dia 14 pela tarde, das 13h30 às 18h30, com 40 questões e a prova de redação.
Número de questões, habilidades e redação
Também foram apresentados os números de questões em cada área nas três provas – o total será de 120 questões – e as habilidades recomendadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que poderão estar presentes de forma interdisciplinar nas provas, permeando as grandes áreas do conhecimento.
As habilidades recomendadas, conforme Jerônimo, foram elaboradas por uma comissão a partir de questionários enviados para milhares de professores da educação básica. “Por um mês a comissão analisou os questionários e tivemos um resultado satisfatório. A construção precisa ser ampla, democrática”, afirmou o pró-reitor, destacando que a tendência é seguir com questões interdisciplinares. Confira os cadernos com as habilidades.
Já a prova de redação será constituída de um comando e textos para leitura informativa e reflexiva sobre aspectos do tema solicitado no comando. O comando indicará: uma situação comunicativa da qual concluintes do ensino médio possam se envolver; um tema (com duas ou três palavras-chave norteadoras) a ser desenvolvido; um gênero textual de base argumentativa (artigo de opinião ou carta aberta); a extensão mínima e máxima do texto a ser produzido pelo candidato (de 15 a 30 linhas).
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.