Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Editora UFSM promove evento para debater divulgação científica além dos limites acadêmicos 

Objetivo foi proporcionar ao público uma tarde de conhecimento e conversa sobre divulgação científica



foto colorida horizontal de um auditório com pessoas sentadas, um telão ao fundo, e à frente um homem ao microfone falando para o público
Diretor da Editora da UFSM, Enéias Tavares, falou sobre a proposta do Editoração em Debate

Novas formas de divulgação científica estão sendo discutidas na UFSM há algum tempo. Com o objetivo de proporcionar acesso às produções científicas a toda a comunidade, diversas atividades vêm sendo realizadas com o tema na Universidade. Dessa forma, promovida pela Editora UFSM, ocorreu nesta terça-feira (5) à tarde, no Salão Imembuí, a edição de 2023 do “Editoração em Debate”. A iniciativa surgiu durante a pandemia e era realizada em forma de lives, em parceria com o curso de Comunicação Social – Produção Editorial da UFSM. Agora, o evento está em sua segunda edição presencial e dessa vez discutiu como realizar uma divulgação científica acessível. Foram debatidos ainda temas sobre editoração, além da promoção do que é produzido pela Editora da Universidade.  

A primeira edição presencial do Editoração em Debate ocorreu em 2022, no retorno presencial da UFSM, e o diretor da Editora da UFSM, Enéias Tavares, comenta que em um primeiro momento, o evento foi realizado após perceber-se uma crise no meio editorial devido à pandemia de Covid-19. Assim, foram buscadas formas de aproximar a comunidade acadêmica dos livros outra vez. Ele conta ainda que o tema da divulgação científica foi escolhido por ser prático e de interesse para toda a comunidade, além de ir ao encontro das demais áreas da Universidade. 

Durante o evento, aconteceram lançamentos da Editora que fazem parte da coleção Textos Introdutórios UFSM, com o objetivo de oportunizar uma publicação de bolso, didática e introdutória. A ideia principal é de que esses livros sejam para alunos do 1º e 2º semestres dos cursos, e que sirvam como apoio prático para responder à principal pergunta dos alunos que estão chegando na instituição: “Por onde eu começo?”

foto colorida horizontal com pessoas sentadas de costas, quatro mulheres à frente, sentadas de frente para o público, e na parede de fundo um painel do Salão Imembuí
Dois painéis contaram com a presenta de autores

Dois painéis foram realizados com os autores dos lançamentos dos Textos Introdutórios. Os docentes puderam contar suas experiências com as produções, processo criativo e também os desafios de escrita que enfrentaram. Participaram no painel “Textos Introdutórios UFSM: Divulgação Científica nas Ciências Humanas” as autoras e professoras Patrícia Marcuzzo, Juliana Petermann, Débora Ortiz Leão e Marilda Oliveira de Oliveira. 

Segundo a professora de Comunicação Social Juliana Petermann, descobrir que poderia escrever para além de textos acadêmicos foi um momento que aconteceu quando já estava no mestrado, muito incentivada por um curso que fez de escrita acadêmica com a professora Désirée Motta-Roth, onde pôde explorar sua escrita. Juliana relata ainda que na sua produção utilizou muito da criatividade da publicidade, fugindo da escrita acadêmica que já estava acostumada.

Na área de Humanas, foram lançados pela coleção as seguintes obras:

“Leitura em língua inglesa”, de Patrícia Marcuzzo;

“Organização curricular: saberes, políticas e perspectivas”, de Débora Ortiz Leão;

“Criação publicitária”, de Juliana Petermann; 

“Pedagogia da dança”, de Neila Baldi.

foto colorida horizontal de diversos livros, empilhados e de pé, dispostos em uma mesa com toalha azul escuro
Algumas das obras que foram lançadas durante o evento

No outro painel, intitulado “Textos Introdutórios UFSM: Divulgação Científica nas Ciências Exatas e Biológicas”, os autores Tiago Buriol, Claudia Barin, Martha Adaime e Guilherme Bordignon Ceolin contaram seus processos criativos.

A vice-reitora da UFSM, Martha Adaime, também foi uma das autoras. Formada em Química Industrial, a professora reuniu seus materiais de estudos ao longo dos anos e compilou na produção. O principal objetivo era, de forma didática, possibilitar aos alunos acesso ao conhecimento adquirido em sala de aula.

Os lançamentos das áreas de Exatas e Biológicas foram:

“Sistemática e taxonomia vegetal”, de Guilherme Bordignon Ceolin;

“Matemática computacional com Python”, de Tiago M. Buriol;

“Equilíbrio químico: uma abordagem aplicada”, de Cláudia S. Barin e Martha B. Adaime; 

“Organização curricular”, de Débora Ortiz de Leão.

Novo edital dos “Textos Introdutórios” será lançado

Uma novidade aguarda os docentes da UFSM. Em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), nesta semana um novo edital dos livros “Textos Introdutórios” será lançado pela Editora. Neste primeiro momento, os candidatos enviam sua proposta de livro, que será avaliada pela comissão. Após o aceite, os autores terão entre um e três meses para escrever sua produção, e então o livro parte para o processo de editoração.

O evento resultou ainda em dicas para quem deseja se aventurar nos textos para além da escrita acadêmica:

  • Escreva para revistas e jornais locais, mesmo que sejam apenas notas ou laudas menores;
  • Utilize de linguagem acessíveis para todas as áreas do conhecimento, lembrando que todos somos leigos em alguma área;
  • Atreva-se a acreditar que você também consegue escrever e produzir bons conteúdos;
  • Demonstrar entusiasmo e paixão pelo que se escreve, assim os leitores irão gostar também.

A estudante do 6º semestre de bacharelado em Letras-Português/Literaturas Kethlyn Sabrina Gomes Pipi participou do evento e contou que o convite partiu de sua professora da disciplina de Revisão Textual, Gessélda Somavilla Farencena. Ketlyn comenta que se surpreendeu com o painel da área de Exatas e Biológicas, justamente por não ser sua área de estudo. Por isso achou interessante aprender como funcionam seus processos formativos para tornar mais fácil seus conteúdos.

A Editora da UFSM promove a divulgação de seus trabalhos por inúmeros meios, dentre eles o podcast Ineditados, no qual Jessica Dalcin comenta, semanalmente, assuntos variados, sempre relacionados ao universo da leitura e dos livros, além de realizar entrevistas.

As redes sociais da Editora também são utilizadas para indicações e promoções de livros. A Editora conta ainda com a revista Estilo Editorial, com o propósito de divulgar as ações desenvolvidas, promover a discussão de temas relacionados ao meio editorial acadêmico e servir como uma ferramenta de aproximação entre a Editora e o seu público. 

Texto e fotos: Tatiane Paumam, estudante de Jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-63609

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes